CPA – Comissão Própria de Avaliação

CPA – Comissão Própria de Avaliação

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A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes é um órgão colegiado, autônomo e permanente, responsável por conduzir os processos de autoavaliação institucional. A CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, incluindo docentes, discentes, técnicos-administrativos e membros da sociedade civil.

O principal objetivo da CPA é promover uma cultura de avaliação contínua e sistemática, visando à melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão. A CPA coleta dados, analisa informações e elabora relatórios que subsidiam a tomada de decisões estratégicas pela instituição. Esses relatórios ajudam a identificar pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias, além de planejar ações para o desenvolvimento institucional.

A participação de cada membro da comunidade acadêmica é crucial, pois proporciona uma visão ampla e diversificada das percepções e experiências de todos os envolvidos. Conhecer a CPA e entender seu papel é essencial para que todos compreendam a importância de sua participação na avaliação institucional.

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A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da EPAMIG ILCT atua na análise e aprimoramento institucional, garantindo a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

Nesta seção, estão reunidos documentos fundamentais para a gestão acadêmica e administrativa.

  • Regimento da CPA da EPAMIG ILCT
    • Define normas e diretrizes para o funcionamento da comissão.
  • PDI 2025/2028 da EPAMIG ILCT
    • Planeja as metas e estratégias da instituição para os próximos anos.
  • Instrução de Serviço que nomeia a CPA
    • Documento oficial de nomeação da comissão.
  • Regime Didático da EPAMIG ILCT
    • Regulamenta os processos acadêmicos e pedagógicos da EPAMIG ILCT.
  • Estatuto da EPAMIG ILCT
    • Conjunto de normas que orientam a estrutura e funcionamento da instituição.
  • Regimento Geral da EPAMIG ILCT
    • Conjunto de normas que orientam a estrutura e funcionamento da instituição.

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A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da EPAMIG ILCT é composta por um grupo de profissionais comprometidos com a qualidade e o desenvolvimento institucional.

Formada por representantes de diferentes setores, a equipe tem a missão de conduzir processos de avaliação internos, garantindo a transparência e a melhoria contínua dos serviços oferecidos.

Com dedicação e visão estratégica, os membros da CPA trabalham para fortalecer a instituição, promovendo uma gestão mais eficiente e alinhada às necessidades da comunidade acadêmica.

Conheça os membros clicando no botão abaixo:

 

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Se você deseja entrar em contato com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da EPAMIG ILCT, basta enviar um e-mail para cpa.ilct@epamig.br.

Sua opinião é fundamental para o aprimoramento contínuo da instituição.

Sinta-se à vontade para enviar críticas, sugestões e comentários—cada mensagem contribui para a construção de um ambiente acadêmico mais transparente e eficiente.

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade acadêmica e institucional. Seu trabalho contribui para o desenvolvimento contínuo das Instituições de Ensino Superior (IES), permitindo uma análise detalhada das suas práticas, estrutura e impacto na sociedade. Para compreender melhor os processos conduzidos pela CPA, confira alguns termos essenciais:

Autoavaliação Institucional

Processo que busca gerar conhecimento e reflexão sobre as atividades realizadas pela instituição. Seus principais objetivos incluem a identificação de desafios, o aprimoramento da consciência pedagógica e da qualificação dos docentes e técnicos-administrativos, o fortalecimento da cooperação entre diferentes setores e a aproximação da instituição com a comunidade. Além disso, avalia a relevância científica e social das atividades, prestando contas à sociedade.


Avaliação Interna

No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), refere-se à análise da própria instituição, considerando dez dimensões institucionais e envolvendo toda a comunidade acadêmica e a sociedade civil. Esse processo gera um relatório anual que subsidia avaliações externas. A autoavaliação, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), deve ser encarada como um mecanismo contínuo de autoconhecimento e aprimoramento.


Avaliação Externa

Realizada por especialistas externos à instituição, geralmente avaliadores do INEP, essa avaliação segue critérios previamente estabelecidos para examinar a qualidade da instituição, dos cursos e do desempenho acadêmico. Seu objetivo é garantir coerência entre a missão educacional e as práticas institucionais.


Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Órgão interno das IES responsável por coordenar os processos de avaliação interna, sistematizar dados e prestar informações ao INEP. Sua composição assegura a participação de docentes, discentes, técnicos-administrativos e representantes da sociedade civil, atuando com autonomia em relação aos demais conselhos e órgãos colegiados da instituição.


IES (Instituição de Ensino Superior)

Denominação utilizada para universidades, faculdades e centros universitários que oferecem ensino superior no Brasil.


INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)

Autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável por subsidiar a formulação de políticas educacionais, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país.


SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)

Instituído pela Lei nº 10.861/2004, esse sistema avalia instituições, cursos e o desempenho dos estudantes com base em critérios como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão institucional, corpo docente e infraestrutura.

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