Processo seletivo

Curso Superior de Tecnologia em Laticínios

Informações Gerais

 

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) torna público que selecionará candidatos para ingresso no 1º semestre de 2025 no CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT), localizado em Juiz de Fora/MG, por meio do Processo de Seleção EPAMIG 2024/25.

O curso Superior de Tecnologia em Laticínios da EPAMIG ILCT é um curso presencial  gratuito, que funciona em período integral e serão oferecidas 40 vagas.

Leia o edital e em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail ensinoilct@epamig.br ou Telefone/WhatsApp (35) 98435-1830


 

Edital 01/2025 (Nota do ENEM) 07/10/2024 a 31/01/2025

FICHA DE INSCRIÇÃO: Acesse aqui
Inscrições com a Nota do ENEM, edições 2021, 2022, 2023 ou 2024

Edital 02/2025 (Vagas Remanescentes) 07/10/2024 a 31/01/2025

FICHA DE INSCRIÇÃO: Acesse aqui
Inscrições para possíveis vagas Remanescentes (para candidatos que não fizeram ENEM 2021 a 2024)

Edital EPAMIG Nº 01/2025
(Versão PDF)

Para participar o(a) candidato(a) deverá obrigatoriamente ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em pelo menos uma das edições de 2021, 2022, 2023 ou 2024 e inscrever-se no Processo Seletivo EPAMIG 2025, conforme normas estabelecidas neste Edital e informações complementares no sítio Processo Seletivo EPAMIG.

Leia o edital atentamente e em caso de dúvidas entre em contato com o ILCT através do email ensinoilct@epamig.br ou pelo WhatsApp (32)3224-5450 (não atende ligações).

 

 


Edital EPAMIG Nº 02/2025
(Versão PDF)

Este Edital trata da ocupação das vagas remanescentes no processo seletivo do Edital 01/2025, que poderão ser geradas pela desistência dos matriculados, pela não confirmação da matrícula ou por abandono do curso no período de 10/03/2025 a 20/03/2025.  As vagas serão preenchidas por candidatos selecionados nos termos deste Edital, quando inexistir classificados na lista de espera do Edital 01/2025.  Para concorrer às vagas descritas no item 1.1 do Edital, o(a) candidato(a) deverá inscrever-se no Processo Vagas Remanescentes EPAMIG 2024, conforme normas estabelecidas neste Edital.

 

Leia o edital atentamente e em caso de dúvidas entre em contato com o ILCT através do email ensinoilct@epamig.br ou pelo Telefone/WhatsApp (35) 98435-1830.

 

                   

CALENDÁRIO PREVISTO:

  • Período de inscrições: 04 de outubro de 2024 a 31 de janeiro de 2025
  • Divulgação das notas dos candidatos: 10 de fevereiro de 2025
  • Data para interposição de recursos: 11 e 12 de fevereiro de 2025
  • Divulgação da 1ª chamada para matrícula: 14 de fevereiro de 2025
  • Matrícula dos candidatos convocados em 1ª chamada: 15 a 16 de fevereiro de 2025
  • Divulgação da 2ª chamada para matrícula caso seja necessário: 17 de fevereiro de 2025
  • Matrícula dos candidatos convocados em 2ª chamada: 18 e 19 de fevereiro de 2025
  • Confirmação presencial da matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo 2025: 07 de março de 2025
  • Data do início das aulas: 10 de março de 2025

Obs.

1. poderão ser feitas novas chamadas após o início das aulas, se necessário.

2.  no caso  de vagas remanescentes geradas pela desistência dos matriculados, pela não confirmação da matrícula ou por abandono do curso no período de 10/03/2025 a 20/03/2024, serão convocados os candidatos do Edital 02/2025, que deverão acompanhar as novas chamadas neste site.

 

EDITAL 01/2025 – Notas do ENEM

Período de inscrição: 07/10/2024 a 31/01/2025

Para inscrever-se no processo de seleção o(a) candidato(a) deverá deverá obrigatoriamente ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em pelo menos uma das edições de 2021, 2022, 2023 ou 2024 e preencher o formulário que estará disponível nessa página durante o período de inscrição, acrescentando os documentos solicitados.

Na inscrição o candidato deverá selecionar a Modalidade que irá concorrer:

MODALIDADE 1 – Candidatos(as) que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita e autodeclarados(as) pretos(as) ou pardos(as).

MODALIDADE 2 – Candidatos(as) que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita e autodeclarados(as) indígenas.

MODALIDADE 3 – Candidatos(as) que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras e com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita.

MODALIDADE 4 – Candidatos(as) com deficiência que se enquadre no disposto na Lei nº 13.465, de 12 de janeiro de 2000.

MODALIDADE 5 – Candidatos(as) de AMPLA CONCORRÊNCIA que serão classificados somente de acordo com as notas obtidas no ENEM.

 


EDITAL 02/2025 – Possíveis Vagas Remanescentes

Período de inscrição: 07/10/2024 a 31/01/2025

A seleção de que trata este Edital será de candidatos portadores de diploma, transferência de candidatos matriculados em outra instituição de ensino superior e concluintes do Ensino Médio, de acordo com a distribuição das vagas, conforme disposto nos grupos A, B e C:

Para inscrever-se no processo de seleção o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário que estará disponível nessa página durante o período de inscrição e acrescentar os documentos solicitados. Na inscrição o candidato deverá selecionar o Grupo que irá concorrer:

Grupo A: 50% (cinquenta por cento) das vagas serão ocupadas por candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública;

Grupo B: 25% (vinte e cinco por cento) das vagas serão ocupadas por portadores de diploma e candidatos transferidos de outra instituição de ensino superior; e

Grupo C: 25% (vinte e cinco por cento) das vagas serão ocupadas por concluintes do ensino médio que não cursaram ou cursaram em parte o ensino médio em Escola pública.

 

Matrícula

Para a realização da matrícula, o(a) candidato(a) que teve seu nome divulgado na lista de classificados deverá preencher formulário próprio que estará disponível nessa página e encaminhar eletronicamente os documentos listados no item 8, de acordo com a Modalidade escolhida:

Para todos os candidatos (Modalidades de 1 a 5)

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com o respectivo Histórico Escolar;
  • Certidão de Nascimento ou de casamento;
  • Documento de Identidade: Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação;
  • Uma fotografia recente, em formato digital, conforme instruções no Anexo II;
  • CPF ou o comprovante de cadastro emitido pela Receita Federal;
  • Título de Eleitor e do comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral ou comprovante de regularização junto ao Tribunal Superior Eleitoral. O comprovante poderá ser retirado no site do TSE (tse.jus.br);
  • Comprovante de estar em dia com o Serviço Militar (sexo masculino);
  • Cartão de Vacinas atualizado, contra a Covid-19;
  • No caso de estrangeiros, apresentar passaporte com visto permanente ou passaporte;
  • Concluintes do Ensino Médio em instituições estrangeiras deverão apresentar toda a documentação exigida para a matrícula autenticada em Representação Consular Brasileira, no país onde funciona o estabelecimento de ensino que a houver expedido, e oficialmente traduzida para a língua portuguesa.

Documentos adicionais para as Modalidades 1, 2 ou 3 (Escola pública)

  • Declaração da Modalidade da Vaga Reservada pretendida preenchida no momento da inscrição;
  • Declaração da(s) escola(s) informando o período que o(a) candidato(a) frequentou a respectiva escola pública brasileira, conforme modelo apresentado no endereço. Ver modelo
  • Comprovação de conclusão do Ensino Médio em escola pública:
    • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com o respectivo Histórico Escolar, comprovando ter cursado integralmente os três (3) anos do Ensino Médio em escola pública brasileira; ou
    • Certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA); ou
    • Certificado dos exames de certificação de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino; ou
    • Certificação do Ensino Médio via ENEM, até 2016.
  • Se o(a) candidato(a) se enquadrar nas alíneas b, c e d do item anterior, deverá preencher declaração no sistema de matrícula informando que não cursou, em nenhum momento, o ensino médio, ou parte dele, em escolas particulares. Ver modelo

Documentos adicionais para as Modalidades 1, 2 ou 3 (Renda familiar)

  • Formulário socioeconômico de apuração da condição de renda familiar per capita.
  • Comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que deverá ser gerado no sítio do Ministério da Cidadania, no endereço https://meucadunico.cidadania.gov.br/ ou por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município. A consulta deverá ser realizada informando os dados do(a) candidato(a), ainda que este(a) não seja o(a) responsável familiar do CadÚnico.
  • O referido comprovante, obrigatoriamente, deverá conter todas as informações listadas a seguir: Nome do(a) candidato(a); Data de nascimento do(a) candidato(a) Número de Identificação Social (NIS) do(a) candidato(a); Nome da mãe do(a) candidato(a); Nome, data de nascimento, NIS, parentesco e estado cadastral de cada um dos integrantes do grupo familiar do(a) candidato(a); Valor da renda per capita familiar que, sem qualquer ambiguidade, não poderá ultrapassar 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) vigente nos três meses anteriores à data da primeira chamada da matrícula Expressão “Cadastro atualizado: SIM” Município/UF onde está cadastrado; Chave de segurança para confirmar a autenticidade do documento (a chave de segurança é o código alfanumérico com 16 caracteres na parte inferior do comprovante próximo ao “QrCode”).
  • DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FAMILIAR E DA CONDIÇÃO DE RENDA DE TODOS OS MEMBROS DO NÚCLEO FAMILIAR – Ver lista
    • Anexo I – Declaração caso não possua Carteira de Trabalho
    • Anexo II – Declaração caso não possua conta bancária
    • Anexo III – Declaração caso não exerça atividade remunerada
    • Anexo IV – Declaração caso exerça Trabalho Informal
    • Anexo V – Declaração caso não exerça atividade remunerada para aposentados e pensionistas
    • Anexo VI – Declaração caso esteja desempregado(a)
    • Anexo VII – Declaração de imóvel cedido
    • Anexo VIII – Declaração pensão alimentícia ou auxílio financeiro

Documentos adicionais para as Modalidades 1 ou 2 (autodeclarados/as pretos/as, pardos/as ou indígenas)

  • Autodeclaração étnico-racial.  Ver Modelo
  • Um vídeo no qual o(a) candidato(a) faz a leitura da sua autodeclaração. Ver Tutorial
  • Além da autodeclaração, os(as) candidatos(as) indígenas que concorrem a uma vaga reservada (Modalidade 2), deverão anexar:
    • Registro de Nascimento Indígena e/ou Carta de Recomendação, emitida por liderança indígena reconhecida, ancião indígena reconhecido, personalidade indígena de reputação pública reconhecida ou órgão indigenista e/ou Histórico Escolar emitido por escola indígena;
    • Memorial de Educação Indígena (descrição dos percursos educativos indígenas, indicando o nível de apropriação da língua indígena).

Documentos adicionais para a Modalidades 4 (pessoa com deficiência)

  • Formulário do Laudo Médico 2022 preenchido integralmente em suas duas páginas, de forma legível, sem rasuras. O Formulário do Laudo Médico deve conter nome, assinatura e registro do conselho de classe do profissional que o preencheu.
  • Os seguintes exames médicos para comprovação da deficiência:
    1. Deficiência auditiva: exame de audiometria.
    2. Deficiência visual: exame oftalmológico.
    3. Deficiência física: exames de imagem com laudo contendo assinatura e registro do(a) profissional ou outros que comprovem a deficiência, descrevendo a incapacidade ou limitação funcional.
    4. Deficiência mental (intelectual): exames ou relatórios pormenorizados de médico(a) ou outro(a) profissional que comprovem a deficiência.

 

O curso superior de “Tecnologia em Laticínios” compõe o Eixo Produção de Alimentos. Permanecerão nesse curso as características básicas que sempre diferenciaram o curso técnico, nível médio, do ILCT de outros cursos: o conhecimento teórico associado às atividades práticas; e o foco no desenvolvimento de projetos na Indústria-Escola.

O Curso será desenvolvido em semestres, módulos de aprendizagem e projetos, buscando proporcionar sólida formação básica e profissional e desenvolvendo habilidades comportamentais, fundamentais na formação dos egressos, adotando a flexibilidade, a interdisciplinaridade e a atualização permanente.

curso superior de Tecnologia em Laticínios foi concebido para formar profissionais aptos a planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de leites e derivados, da matéria-prima ao produto final, gerenciando e supervisionando os processos de produção, industrialização e desenvolvimento de leites e derivados.

Venha estudar conosco, as inscrições para o processo seletivo estão abertas. Incsreva-se clicando no botão abaixo!

Se tiver alguma dúvida, envie para o email ensinoilct@epamig.br ou entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (35) 98435-1830

Se dúvidas persistirem, após a leitura do Edital, contate o ILCT via e-mail: ensinoilct@epamig.br ou Telefone/WhatsApp (35) 98435-1830