Apoio ao Estudante
Orientação Acadêmica: Estudos mostram que o acompanhamento acadêmico permanente dos discentes reduz a evasão e melhora o rendimento acadêmico e o equilíbrio emocional do discente. Por isto, todo discente terá um Orientador Acadêmico, indicado pela Comissão Coordenadora do curso. São funções do Orientador: exercer o acolhimento, o acompanhamento e a orientação acadêmica dos seus orientados, zelando para que sejam cumpridas as determinações e recomendações constantes no projeto pedagógico do curso, elaborando, em conjunto com o seu orientado, o Plano de Estudo a ser cumprido e pronunciar-se, quando solicitado, em assuntos relativos às atividades acadêmicas do seu orientado. O Orientador deverá preocupar-se em incluir orientações relacionadas à vida acadêmica e às habilidades e competências esperadas para o egresso do curso além de estimular a participação do Orientando em atividades de pesquisa e extensão e em atividades esportivas e culturais.
Programa de Acolhimento no Primeiro Período: O primeiro período é um tempo importante na vida acadêmica de um estudante. Neste período ocorre o maior percentual de evasão escolar. Por isto, o primeiro semestre será especialmente planejado, mesmo sendo o semestre de ingresso no curso, para que o estudante realize seu primeiro estágio na Fazenda-Escola da Epamig-ITAP e desenvolva seu primeiro projeto em grupo, além de um acompanhamento personalizado de acolhimento.
Programa de Tutoria: Uma das maiores dificuldades de implementação dos Projetos Pedagógicos das maiorias dos cursos de graduação nas IES tem sido a heterogeneidade dos discentes. Heterogeneidade nas aspirações, de como serem motivados e, em especial, nos conhecimentos prévios adquiridos. Um dos temas que tem avançado, nos últimos anos, sobre o processo de ensino e aprendizagem é o melhor entendimento de como uma pessoa aprende, com vasta comprovação de que a forma mais adequada de aprender é ensinando. E também que, quanto mais conhecimento o estudante tiver sobre o assunto tratado em sala de aula, mas fácil será o processo de aprendizado de algum material complementar sobre aquele assunto. O primeiro ponto está vinculado ao segundo já que alguém só consegue ensinar se entender o tema. Como alcançarmos resultados satisfatórios de projetos em grupo com grandes heterogeneidades? Para alcançar o Tutorado e o Tutor e buscar a redução da heterogeneidade dos conhecimentos prévios para as disciplinas básicas, será instituído o Programa de Tutoria. O programa alcançará as disciplinas: Matemática Aplicada, Química Geral, Introdução a Eletrônica, Introdução a Estatística e Biologia Geral. A participação no Programa será voluntária e constará de hora adicional de estudo-dirigido e acompanhado por Tutor, para os discentes com deficiência identificada e que desejarem participar.
Unidade de Políticas Inclusivas: A Unidade de Políticas Inclusivas (UPI) será criada para oferece o atendimento educacional especializado aos discentes da EPAMIG-ITAP que apresentem necessidades educacionais específicas em razão de deficiência visual, deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. A Unidade também oferecerá, em caráter extraordinário, apoio e atendimento aos/às estudantes da Epamig-ITAP que apresentem outros transtornos, como transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, transtorno específico da aprendizagem ou outros que sejam decorrentes de condição médica geral e que tenham consequências significativas para o processo de ensino-aprendizagem. Para isto espera-se a contratação de técnico de nível superior, preferencialmente com formação em Pedagogia e especialização na área, para a coordenação da Unidade. A unidade também atuará com discentes Tutores, para o acompanhamento dos discentes que receberão atendimento especializado.
Iniciação Cientifica: Destaca-se ainda o desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica, com o efetivo envolvimento do bolsista selecionado em projetos de pesquisa apresentados e aprovados por pesquisadores da EPAMIG, ou aqueles cujos pesquisadores/professores estejam inseridos na equipe e contemplem bolsas de iniciação científica (modalidade BIC do próprio projeto ou do programa de recursos humanos da EPAMIG). Os estudantes serão também estimulados a participarem de atividades extracurriculares que contribuam para dinamizar os processos de ensino e aprendizagem, como ciclo de palestras, reuniões acadêmicas, seminários, workshops, visitas a empresas de apoio à pesquisa e extensão, atividades de consultoria, prestação de serviços, entre outros.
Mobilidade Acadêmica: Com a autorização do curso superior, a Epamig-ITAP buscar acordos de cooperação com IES para facilitar a mobilidades dos estudantes, tanto a ida dos seus estudantes, como o recebimento de estudantes. Entre as IES destacamos: UFV, UFLA, UEMG e UNIMONTES.
Serviço de Orientação Profissional / Estágio: O Serviço de Orientação Profissional (SOP), subordinado diretamente à Coordenação de Ensino, é o órgão encarregado de orientar e auxiliar os estudantes, em seus interesses profissionais, acompanhando seu desenvolvimento face ao seu futuro profissional, necessidades de trabalho e atendimento às demandas da agropecuária de precisão. O SOP é constituído pelos serviços de Controle de Estágios Supervisionados e Colocação no Mercado de Trabalho (Cocesco) e o de Bolsas de Estudos (Cobes). O SOP, por meio da Cobes, tem a finalidade de captar recursos junto à iniciativa privada, especificamente as indústrias do setor, recursos esses que são distribuídos sob forma de Bolsas de Estudos, usando-se um critério social, para atender alunos carentes.