Conheça o ITAP
Infraestrutura
Prédio Principal
O Prédio Principal, com 4.362m² de área, com 05 salas de aula, sala de estudo, laboratório de ciências físicas e biológicas, laboratório de informática, laboratório de topografia, biblioteca, sala da coordenação pedagógica, gabinete de professores, banheiros coletivos discentes, banheiros para funcionários, banheiro para portadores de necessidades especiais (1º e 2º andar), secretaria escolar, auditório, salas de administração e finanças, almoxarifado, anfiteatro e rampa de acessibilidade.
Auditório
O Auditório, com capacidade para 100 pessoas e 112m2, conta com 100 cadeiras, mesa de reunião, ar condicionado e recursos de multimídia: mesa de som com microfone com fio e sem fio e 02 caixas de som, pedestal para microfone com fio, projetor de multimídia, tela de projeção e acesso a internet.
Sala de Aula
São cinco salas de aula no Prédio Principal, quatro com 56m2 e uma com 65m2 e mais cinco salas de aula nas áreas de produção. Para garantir a realização aulas síncronas, com o professor a distância, uma (1) sala e o auditório serão equipados com projetor de qualidade, câmera webcam Ultra HD, caixa de som e microfone. Nestas salas os alunos terão a possibilidade de assistirem aula e interagirem com um professor convidado, presente em outro local.
Biblioteca
Com uma área de 140 m2, 6 computadores sistema operacional Linux com acesso a internet para utilização dos discentes, máquina copiadora/impressora, 06 mesas de estudo com cadeiras, ventiladores. Acervo bibliográfico de livros literários, livros técnicos, livros didáticos, revistas do Informe agropecuário e outros. Este espaço receberá recursos para aquisição de novas publicações impressas e digitais.
Sala de Estudos
Ambiente reservado, tranquilo, a Sala de Estudos do ITAP foi pensada para oferecer aos alunos um espaço confortável e silencioso, ideal para leituras, trabalhos acadêmicos e momentos de concentração. Equipada com mesas, cadeiras ergonômicas e acesso à internet, é um apoio importante na rotina de aprendizagem dos estudantes.
Laboratório de Informática
No laboratório de Informática Aplicada, com 53 m2, são desenvolvidas atividades das disciplinas da área de informática . Nesse laboratório encontram-se 20 máquinas, projetor multimídia e aparelho de ar condicionado. Um segundo laboratório será instalado com computadores de ultima geração e monitores de 23 polegadas para atender as disciplinas do novo curso e aos estudantes.
Laboratório de Química e Biologia
O Laboratório de Topografia, com 67 m2, divido em 03 salas, 02 para guarda de vidrarias e equipamentos. Possui vidrarias diversas, 1 armário para reagentes, bancadas, quadro verde, mesa para professor, bancos para os discentes, geladeira, pias com torneiras, microscópio binocular (02), microscópio biológico trinocular (01), PH metro digital de bolso (01), Ventilador de parede (01), balança digital (01), Televisão (01).
Laboratório de Físico-química
O Laboratório de Físico-Química está equipado para realizar análises de solos, material vegetal e amostras de origem animal, atendendo às demandas de ensino, pesquisa e extensão. No local, são conduzidos procedimentos voltados, por exemplo, à determinação de parâmetros físico-químicos essenciais, como pH, condutividade elétrica, matéria orgânica, macro e micronutrientes, além de análises bromatológicas em amostras orgânicas e inorgânicas.
O ambiente dispõe de infraestrutura adequada para o preparo de amostras, extrações químicas e quantificações por métodos clássicos e instrumentais, contribuindo para a avaliação da fertilidade do solo, qualidade nutricional de plantas e alimentos de origem animal. O laboratório apoia projetos acadêmicos e técnicos voltados à sustentabilidade na produção agropecuária e ao manejo eficiente dos recursos naturais.
Laboratório de Precisão
Este laboratório é voltado para aulas práticas com ferramentas digitais aplicadas ao sensoriamento na agricultura e pecuária. Nele, os alunos têm contato com tecnologias como aeronaves remotamente pilotadas (drones), sensores de clorofila, câmeras multiespectrais e outros tipos de sensores.
O espaço também é utilizado para atividades de prototipagem e desenvolvimento de hardware, por meio do uso de placas de desenvolvimento com microcontroladores e microprocessadores, voltadas à criação de soluções tecnológicas para o campo.
O laboratório é equipado com estação de solda, impressora 3D e demais recursos que permitem o desenvolvimento de projetos práticos e inovadores.
Laboratório de Topografia
O Laboratório de Topografia, com 55 m2, está equipado com 09 GPS de navegação,02 Teodolito manual,10 teodolitos digitais, 01 estação total, 01 GPS Geodésio, 01 Bastão fibra carbono, 10 Trena Fibra vidro 50m, 10 Tripé p/ bastão c/ capa , Softwares de topografia, Televisão LED 60 polegadas, 01 microcomputador, Impressora HP Designjet T520 EPRINTER 36 polegadas, armários, 03 mesas prancheta, 01 mesa do professor e carteiras para discentes.
Laboratório de Biologia Molecular
O Laboratório de Biologia Molecular da EPAMIG ITAP é um espaço técnico-científico voltado ao desenvolvimento de pesquisas aplicadas nas áreas de produção animal e vegetal, genética, nutrição e microbiologia. Equipado com infraestrutura moderna, o laboratório permite a realização de análises moleculares como extração de DNA e RNA, PCR convencional e em tempo real (qPCR), eletroforese e Western blot. O laboratório contribui para a formação de estudantes e profissionais, oferecendo suporte prático às atividades de ensino e capacitação técnica. Ao integrar ferramentas da biologia molecular com demandas produtivas, o laboratório fortalece a interface entre ciência e campo, promovendo avanços na precisão dos diagnósticos e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os sistemas de produção animal e vegetal.
Laboratório de Eletroeletrônica e Prototipagem
Este laboratório moderno é o local para aulas práticas de eletrotécnica, eletrônica e física, além de servir como ambiente de pesquisa e desenvolvimento de dispositivos, sensores e prototipagem. Ele contará com um sistema de segurança elétrico moderno na bancadas, atualmente em processo de instalação.
Laboratório de Fisiologia Vegetal
O Laboratório de Fisiologia Vegetal é um espaço multidisciplinar voltado ao estudo dos processos vitais que ocorrem nas plantas, com ênfase nas interações entre fatores ambientais, nutricionais, estresse hídrico e hormonais que influenciam o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade vegetal. Suas atividades abrangem ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de estudantes, bem como, para o avanço científico na área das ciências agrárias e biológicas
Laboratório de Microbiologia
O Laboratório de Microbiologia da EPAMIG - ITAP é um espaço técnico-científico moderno, voltado ao ensino, pesquisa e extensão na identificação, caracterização e controle de microrganismos de origem animal, vegetal, ambiental e alimentar. Com infraestrutura equipada para cultivo de micro-organismos (incubadoras microbiológicas, incubadoras orbitais e cabines de fluxo laminar), além de microscópios, centrífugas, bomba a vácuo, homogeneizador de amostras e banho maria) e estrutura para preparação e armazenamento de meios e vidrarias (placas de Petri, tubos, Erlenmeyers etc.), o laboratório permite realizar desde técnicas básicas até testes bioquímicos e bacteriológicos avançados. Ele oferece suporte a aulas práticas, iniciação científica e projetos de pesquisa aplicada, com metodologias padronizadas e cuidados de biossegurança, atendendo também demandas da comunidade externa por meio de análises microbiológicas qualitativas e quantitativas.
Sala Fria e de Cromatografia
A Sala Fria/Cromatografia da EPAMIG ITAP conta atualmente com ultrafreezer (–80 °C) e refrigeradores (2–8 °C) para preservar com segurança amostras biológicas, reagentes sensíveis, DNA, RNA, proteínas e culturas celulares, evitando degradação térmica. Futuramente, será equipada com cromatógrafos líquidos (HPLC) e gasosos (GC), consolidando uma infraestrutura de alta precisão para pesquisas agropecuárias. Com o GC, será possível quantificar gases do biogás — metano, CO₂, N₂O, O₂, H₂ e traços como H₂S e siloxanos — essenciais para avaliar geração energética, qualidade do biogás e emissões de gases de efeito estufa, utilizando detectores com sensibilidade de até 1 ppm . O HPLC, por sua vez, permitirá quantificar ácidos graxos voláteis no digestato (acético, propiônico, butírico), compostos fenólicos e polifenois do biofertilizante, além de açúcares, álcoois e ácidos orgânicos em processos de fermentação — como na produção de cachaça — para monitorar eficiência, qualidade sensorial e segurança do produto. Com isso, a sala será um local estratégico, apoiando estudos em bioenergia, controle de emissões, análise de fermentação e inovação sustentável no setor agropecuário.
Setor Ruminantes – Confinamento
A produção em confinamento é uma abordagem moderna que busca otimizar a produção de gado e minimizar o impacto ambiental. No “Projeto 3D”, o ITAP está pesquisando técnicas avançadas de confinamento, bem como manejo sustentável de resíduos, para tornar essa prática mais eficaz e ecologicamente responsável.
Setor Ruminantes – Compost Barn
O Setor Ruminantes – Compost Barn é um exemplo impressionante de como a inovação pode melhorar o bem-estar dos animais e a eficiência da produção. Nesse setor, o ITAP está desenvolvendo sistemas inovadores de criação de gado, com foco na saúde, conforto e qualidade do leite.
O Setor Ruminantes – Free Stall
O Setor Ruminantes – Free Stall concentra-se em fornecer espaço e conforto aos bovinos leiteiros, permitindo que se movam livremente. Isso não apenas melhora o bem-estar dos animais, mas também pode aumentar a produção de leite. O ITAP está conduzindo pesquisas para aprimorar os sistemas de gerenciamento e a infraestrutura das instalações de Free Stall.
Setor Mecanização
A mecanização é essencial para a eficiência agrícola e a redução da intensidade de mão de obra. O Setor Mecanização do “Projeto 3D” visa desenvolver e testar tecnologias inovadoras, como veículos autônomos e equipamentos de agricultura de precisão, que podem aumentar a produtividade agrícola e reduzir o impacto ambiental.
Setor Não Ruminantes – Suinocultura
O setor de suinocultura do “Projeto 3D” concentra-se na criação e pesquisa de suínos, abordando questões como genética, manejo de rebanho e sistemas de produção sustentável. Com instalações de última geração, esse setor visa melhorar a eficiência da produção suína e garantir práticas mais sustentáveis.
Unidade didática Agricultura
Área de plantio de 5 ha para cultivo de milho, sorgo, feijão. Fruticultura e olericultura 0,5 ha. Plantio de Capinhaçu (0,5 ha), plantio de eucalypto (1 ha). Vegetação reserva legal: 80 há, pastagens 120 ha.
Recursos hídricos: Rio São João e Rio Pará. 02 poços semi-artesianos.
Unidade didática de Bovinocultura
A área de bovinocultura compreende-se estábulo (04 currais de espera), sala de ordenha mecânica (conjunto de 03 teteiras e acessórios), sala refrigeração tanque de expansão (500 litros), tronco, balança (1.500 Kg), laboratório de brucelose , sala de aula, banheiros masculino e feminino, 250 cabeças de gado, 02 equinos. Silo trincheira (02 no total de capacidade 500 toneladas).
Fábrica de ração utilizada para a confecção da alimentação dos animais. Possui área de armazenamento dos insumos, triturador de milho, balança (500 kg) e misturador de ração.
Unidade didática Mecanização agrícola
A unidade de Mecanização Agrícola tem a área de 2,9ha dividido em: cerca de 0,56ha de mata nativa; 1976m² reservado a construção, em andamento, de um galpão com sala de aula, garagem, oficina, sala de pesquisa/desenvolvimento e, lava jato; cerca de 1,2ha em campo experimental e o restante da área em estacionamento e área de locomoção. Este setor do ITAP consta com uma gama de máquinas moderna, tecnológicas e com eletrônica embarcada, distribuídas em: Trator Case Puma 140 com telemetria, piloto automático; Trator Case Farmall 80 Cabinado com piloto automático; Trator Case Farmall 80 plataformado; Arado reversível com acionamento hidráulico; Colhedora de milho Combine 362BR; Colhedora de forragem JFC 120 AT S5; Carreta Agrícola Basculante Hidráulica Tecmesteel CBTEC 8.000 Silus; Cultivador de 8 discos com 4 adubadores; Carreta de combate a incêndio IAC CTA 10000; Distribuidor de fertilizantes e corretivos Ipacol DFD1300; Distribuidora Lancer Maximus 8.000 TH Inox taxa variada; Enxada Rotativa Lavrale, modelo RF-150; Enxada rotativa encanteiradora SREE 1750; Escarrificador Baldan de 7 hastes; Grade hidráulica aradora Tatu Marchesan GAICR300; Grade niveladora/destorroadora Equivaler; Pá agrícola modulada com concha, enleirador, garfos de tora e de silagem e lâmina Baldan PAM 600BT; Perfuratriz Bristol HT14; Pulverizador hidráulico Agromak strong 600 a taxa variada; Pulverizador hidropneumático Jacto ArBus 400 kit PH; Plantadeira Jumil 3070PD Exacta air, 6 linhas, Taxa variável; Plaina traseira Cardioli LTH2000; Roçadeira hidráulica Maqtron RT-1800; Subsolador Baldan ASDA DR de 5 hastes; Sulcador 3 elementos Cardioli ;Triturador florestal Ecotritus Himev HP240; Arado reversivel manual; Carreta Basculante CAB 7000 Cremasco; Carreta tanque (chorumeira); Colhedora de forragem Pecus-9004 Nogueira; Grade destorroadora/niveladora Tatu Marchesan; Guincho para trator GAT800 Tatu Marchesan; Guincho para trator GAP2000, Pinhalense; Perfurador de solo PS OS Tatu Marchesan ; Pulverizador hidráulico PJ-401 Jacto; Plaina trazeira Baldan; Plantadeira adubadora tração animal; Roçadeira mecânica RTD 1.5 Asus Implementos; Sulcador de 1 bico DMB e Trilhadora de grãos LUMA BC 800 III (batedeira de cereais).