Conheça o ITAP

História

O Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo – ITAC foi fundado em 13 de julho de 1990, conforme disposto no Decreto nº 31.526, de 12 de julho de 1990.  O funcionamento como escola de ensino médio profissionalizante foi autorizado pela Portaria 1504/1990, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento regional, por meio do oferecimento do ensino técnico profissionalizante voltado para o setor agropecuário.
Até 2021, ofereceu o curso Técnico em Agropecuária e Cooperativismo e acolheu, nas suas instalações, as três séries do Ensino Médio, administrado pela Secretaria de Educação – SEE-MG.  Ao longo dos anos, o Instituto tem se destacado pela qualidade do ensino técnico nas regiões Centro Oeste e Norte de Minas Gerais.   O ITAC já formou, no curso técnico, 980 estudantes que participam ativamente do desenvolvimento da agropecuária mineira.  Os egressos atuam em empresas do ramo agropecuário e cooperativo e muitos prosseguiram os estudos, ingressando nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Entre as áreas de atuação dos egressos destacam-se: avicultura, suinocultura, consultoria ambiental, administração de empresa, laticínios e gestão de fazendas.

Em julho de 2020 a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG solicitou a Secretaria de Educação o credenciamento do ITAC para oferecer cursos superiores e a autorização para oferecer o Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão.   Em 24 de novembro de 2021, o Conselho Estadual de Educação – CEE aprovou o Parecer nº 556, autorizando o funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, com 40 (quarenta) vagas anuais.  Com a Resolução no. 4.687 de 15 de dezembro de 2021, a Secretaria de Educação aprova a autorização do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão.  A Resolução SEE no. 4.688 de 21 de dezembro de 2021 aprovou o credenciamento do Instituto Técnico em Agropecuária e Cooperativismo para oferecer cursos superiores.

Após o seu credenciamento para oferecimento de cursos superiores, também a denominação do ITAC foi alterada para Instituto Tecnológico de Agropecuária de PitanguiEPAMIG ITAP, pelo Decreto no. 48.439 do Governo do Estado de Minas Gerais, de 10/06/2022.

Ao longo de sua história, o ITAP se consolida na educação profissional, permitindo ao seu egresso uma formação integrada, com os conhecimentos científicos e tecnológicos, incorporando conceitos humanísticos, culturais e ambientais, capaz de transformá-los em agentes críticos e criativos, capazes de catalisar transformações econômicas, sociais e ambientais na sociedade, em especial no âmbito local e regional do Estado de Minas Gerais.