Você está aqui:
EPAMIG ILCT é mais uma vez curadora do Concurso Internacional de Queijo Artesanal

EPAMIG ILCT é mais uma vez curadora do Concurso Internacional de Queijo Artesanal

ExpoQueijo 2024

A competição, que compõe a programação da ExpoQueijo Brasil, reúne mais de mil queijos de produtores de diversos países.

(Juiz de Fora, 06/02/2025) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT) integrará, pelo terceiro ano consecutivo, a curadoria do Concurso Internacional de Queijo Artesanal (Araxá International Cheese Awards), competição que faz parte da programação da ExpoQueijo Brasil.

O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de junho, no Grande Hotel e Termas de Araxá, proporcionando uma imersão no universo dos queijos, com programação que une gastronomia e cultura.

Apoio técnico e capacitação

A EPAMIG ILCT apoia a realização da ExpoQueijo Brasil desde sua primeira edição e, a partir de 2023, passou a integrar a curadoria do Concurso Internacional de Queijo Artesanal.

A comissão de pesquisadores e bolsistas é responsável pela elaboração do edital do concurso, oferecendo suporte técnico e científico para a definição dos critérios de avaliação, como a análise sensorial, que considera impressão global, cor, textura, aroma, entre outros aspectos.

Queijo minas artesanal produzido no Campo das Vertentes – crédito Daniel Arantes

Com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e de outras instituições, além representantes em diferentes pontos de coleta, os queijos são recebidos e posteriormente encaminhados para Araxá.

Os produtos são avaliados, pela equipe de curadores, conforme os requisitos do edital, sendo codificados e separados em amostras para a etapa de julgamento do concurso. A EPAMIG ILCT também é responsável pela capacitação dos jurados.

Segundo o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Leite e Derivados da EPAMIG, Junio de Paula, a participação no concurso é significativa para a instituição, pois agrega valor a toda a cadeia de queijos artesanais, indo além das fronteiras mineiras.

“É sempre um marco em nosso ano participar do maior concurso das Américas, reunindo alguns dos melhores queijos do mundo em uma avaliação às cegas. A competição cumpre seu objetivo de valorizar o pequeno produtor e seu produto artesanal, além de retornar ao consumidor produtos de altíssima qualidade”, destaca.

Concurso Internacional de Queijo Artesanal

O concurso tem como objetivo incentivar a produção de queijos artesanais e estimular boas práticas na fabricação. A competição recebe participantes de mais de 20 países para uma avaliação técnica rigorosa.

Podem participar do concurso os produtores de queijos artesanais do Brasil e do exterior, desde que seus produtos estejam habilitados em algum tipo de inspeção oficial.

As premiações incluem medalhas de ouro, prata e bronze, além da honraria máxima, o Super Ouro. Os queijos vencedores terão direito de utilizar a marca “ExpoQueijo Brasil 2025 Araxá International Cheese Awards”, conferindo reconhecimento aos produtos.

O evento é organizado pela Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos. Conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais, do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e suas vinculadas Emater-MG, EPAMIG-ILCT e IMA, além da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Prefeitura de Araxá.

Serviço

ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards

Data: 26 a 29 de junho

Local: Grande Hotel e Termas de Araxá, Rua Águas do Araxá, s/n – Bairro Barreiro, Araxá (MG)

Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br

 

plugins premium WordPress