Pela terceira vez, vinhos elaborados na EPAMIG são premiados
(Belo Horizonte, 2/10/2019) O Top 5 Syrah Wines of Brazil Awards 2019, premiou no mês de setembro, três vinhos produzidos com tecnologia EPAMIG. O Wines of Brazil Awards consagra os melhores vinhos do país em várias categorias e campo de atuação. O concurso acontece no Rio de Janeiro e tem se tornado uma competição tradicional no país.
Entre os premiados estão Guaspari Syrah Vista da Serra 2016, Casa Geraldo Colheita de Inverno Syrah 2017 e Maria Maria Diana Syrah 2017. Os vinhos da Casa Geraldo e Guaspari são produzidos em vinícola própria. Já as uvas dos vinhos Maria Maria são plantadas na cidade de Três Pontas, região Sul de Minas Gerais, e o processamento é feito na vinícola Experimental da EPAMIG em Caldas.
Leia também: Vinhos com tecnologia EPAMIG recebem novo prêmio em concurso internacional
A empresa de vinhos Casa Geraldo vem se destacando no Brasil e no mundo. “Em 2005, quando ainda não tínhamos conhecimento da dupla poda, importamos as mudas da variedade Syrah e sempre a conduzimos no verão, estação difícil de colher uvas sãs e doces. Já em 2013, realizamos a inversão do ciclo, obtendo bons resultados de qualidade da uva. Seguimos plantando a variedade Sauvignon Blanc, quando em 2016 tivemos a primeira safra. A uva de inverno conquistou espaço na fazenda. Com a tecnologia alcançamos muitos prêmios, só em 2019 já foram 18 vinhos de inverno premiados” destaca Luiz Henrique, responsável pelos parreirais da empresa.
Leia também: Mais quatro vinhos com tecnologia EPAMIG são premiados
Leia também: Vinhos processados pela EPAMIG recebem medalha de ouro
Tecnologia dupla poda
A dupla poda consiste na inversão do ciclo produtivo da videira, que altera para o inverno o período de colheita das uvas destinadas à produção de vinhos finos. São feitas duas podas anuais e colheita apenas no inverno. A uva tinta Syrah foi a que mais se adequou a técnica, resultado de um trabalho de pesquisas de mais de 20 anos, desenvolvidas pela EPAMIG com apoio da Fapemig e outros órgãos de fomento, que aperfeiçoou a qualidade dos vinhos finos produzidos no Brasil em propriedades no Sul de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo.