O vice-governador Professor Mateus esteve hoje (27/10) em Maria da Fé, no Sul de Minas, conhecendo trabalhos em olivicultura. Na companhia da presidente da EPAMIG, Nilda Soares, e da equipe do Campo Experimental de Maria da Fé, ele esteve em uma propriedade produtora de azeites e de empreendimento em agroturismo na cidade.
Na ocasião o pesquisador coordenador do Programa Estadual de Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira, pode falar sobre as pesquisas com azeitona e azeites da EPAMIG e dar um panorama sobre todos os trabalhos que a Empresa vem desenvolvendo. “Viabilizamos a produção de azeites na Mantiqueira entregando todo o pacote tecnológico, desde o plantio, chegando na produção e as análises de laboratório. Além disso estudamos a viabilidade das diversas cultivares para produção de azeitonas e azeites em outras regiões de Minas” explicou. A produção de azeite de oliva pode ser, ainda, intercalada com a produção de azeite de abacate, fruto abundante no Brasil. “Razão essa que levou a EPAMIG a estudar e apoiar esse produto também”, complementou Luiz Fernando.
A presidente Nilda Soares atualizou o vice-governador sobre projetos para o Campo Experimental de Maria da Fé e os serviços prestados. “Estamos finalizando uma reforma importante do nosso lagar de extração e adquirimos uma nova máquina de processamento que garante o apoio da EPAMIG a produtores de todos os portes, mas especialmente os pequenos e que estão começando. Assim asseguramos o cumprimento do nosso papel de acelerar novas marcas e rótulos de azeites além de fomentar e dar suporte a essa nova cadeia produtiva de Minas que é a olivicultura”, enfatizou.
Também acompanhou a visita o prefeito de Maria da Fé, Adilson dos Santos.
Casa Grappolo e Fio de Ouro é um empreendimento conjunto de agroindústria e turismo que reúne restaurante e extração de azeites em um único espaço, em meio aos olivais. Ali o turista pode experienciar todas as etapas da produção do azeite, desde a lavoura até a mesa.