Empresa levou outras atrações para evento realizado em Ponte Nova (MG)
(Oratórios – 26/7/2024) Duas vacas do plantel do Campo Experimental Vale do Piranga da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Oratórios, foram ranqueadas entre as maiores produtoras de leite durante o Concurso Leiteiro da 57ª. Exposição Agropecuária do Vale do Piranga (Expovale) realizada no começo do mês de julho, em Ponte Nova.
“A EPAMIG participa, há vários anos, da Comissão Organizadora da Expovale e nesta edição houve a proposta para também expormos alguns animais. Prontamente, nos organizamos para participar com duas vacas para Torneio leiteiro categoria 30kg, uma vaca na categoria Gir e três novilhas na categoria meio sangue”, conta o gerente do Campo Experimental de Oratórios, Josias Bitencourt.
As vacas Lema e Gaglia foram, respectivamente, a segunda e a quarta colocadas no torneio leiteiro de 30 kg. Na categoria Gir, a vaca Fartura da EPAMIG foi a campeã. Josias Bitencourt ressalta que essas conquistas são reflexo do cuidado especial no que se refere ao trato e tratamentos pré e pós ordenha. “O manejo no curral busca manter essa categoria de base”.
Além desses animais, a EPAMIG participou da Exposição com mostra de piscicultura, sementes, produtos e publicações. No ônibus laboratório Ciência Móvel, pesquisadores da Empresa apresentaram tecnologias a alunos de escolas da região e realizaram atendimento aos visitantes.
A Expovale é promovida pelo Sindicato de Produtores Rurais do Vale do Piranga e conta com apoio do Governo de Minas, por meio de EPAMIG, Emater – MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A programação incluiu ainda palestras, cursos e oficinas, Mostra de Artesanato, Cavalgada e Concurso de Marcha, leilão de animais.
Também houve homenagens a produtores, empresas e personalidades da agropecuária na região, dentre elas, o gerente do Campo Experimental da EPAMIG em Oratórios. “É um reconhecimento de nossa liderança, competência e eficiência no atendimento às demandas dos produtores rurais”, avalia Josias Bitencourt.