Você está aqui:
UFV propõe parceria com EPAMIG em Rio Paranaíba

UFV propõe parceria com EPAMIG em Rio Paranaíba

De acordo com o diretor geral do campus da UFV em Rio Paranaíba, a universidade possui espaço e condições de abrigar pesquisas que beneficiarão a região

Laboratórios-de-Ensino1Valdinei_2000x856px-1110x475
Campus da UFV em Rio Paranaíba. Foto: Divulgação ASCOM UFV

(Belo Horizonte – 18/11/19) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) pretende firmar um convênio de parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus de Rio Paranaíba. A proposta é uma iniciativa da própria UFV com o objetivo de aproximar os profissionais e as pesquisas em comum entre as duas instituições. O convite foi oficializado na última quinta-feira (14) pelo diretor geral do campus da UFV em Rio Paranaíba, Renato Ruas, e pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, Everaldo Antônio Lopes.

A dupla foi recebida pela diretoria executiva da EPAMIG na Sede da empresa, em Belo Horizonte, para discussões acerca das possibilidades de parcerias. Renato destacou que o campus de Rio Paranaíba se expandiu bastante desde que foi inaugurado, há treze anos, e que o local possui diversos setores estratégicos que poderão ser explorados em conjunto. No total, 44 hectares estão disponíveis para realização de pesquisas e instalação de campos experimentais, além de prédios para a criação de laboratórios.

O Alto Paranaíba apresenta uma série de potencialidades para o agronegócio mineiro. A região, rica na produção de alimentos, se destaca na cafeicultura, horticultura, pecuária e, sobretudo, na olericultura. A ida do campus da UFV para o município impulsionou a produção desses alimentos e contribuiu para a formação de profissionais qualificados na região. De acordo com Renato, a produção de hortaliças tende a ser muito beneficiada por meio de parcerias com a EPAMIG. O diretor afirma, ainda, que a aproximação dos produtores locais com os pesquisadores da empresa precisa ser estabelecida e que a UFV está pronta para fazer essa ponte.

“A expectativa é pensar juntos essas possibilidades de interação. Esse primeiro contato que fizemos com a professora Nilda Soares, presidente da EPAMIG, e com os diretores Trazilbo de Paula e Leonardo Kalil, foi promissor. O campus da UFV em Rio Paranaíba está à disposição e tenho certeza que com trabalho em conjunto e pensamentos em comum vamos conseguir excelentes resultados”, destacou Renato que, agora, aguarda a visita da diretoria da empresa.

A EPAMIG já é conhecida na região de abrangência do campus da UFV de Rio Paranaíba. A empresa possui um Campo Experimental em Patos de Minas com pesquisas nas áreas de triticultura, biofortificação de grãos, manejo integrado de doenças, fertilidade de solos e nutrição de plantas; e outro no município de Patrocínio, com tradição em pesquisas com café. Para o diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula, os trabalhos realizados nesses dois Campos são exemplos de parcerias que poderão ser feitas com a UFV de Rio Paranaíba.

“As vantagens de parceria são várias. As principais são a expansão de atuação em novas áreas e, principalmente, o apoio logístico e humano para realização de pesquisas”, pontua Trazilbo.

WhatsApp Image 2019-11-18 at 10.52.20 AM
Da esquerda para a direita: Nilda Soares, Renato Ruas, Everaldo Antônio Lopes, Trazilbo de Paula e Leonardo Kalil. Foto: Divulgação EPAMIG

O início dos trabalhos está previsto para o ano que vem. O próximo passo será a elaboração de uma minuta de parceria pelo departamento jurídico da EPAMIG, o que será feito ainda nas próximas semanas. A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

plugins premium WordPress