Você está aqui:
Tecnologias para o manejo sustentável de pragas e doenças

Tecnologias para o manejo sustentável de pragas e doenças

Capa 305 1

(Belo Horizonte, 22/8/2019) A proteção dos cultivos agrícolas contra pragas e doenças necessita de inovações que considerem a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Os métodos convencionais com base unicamente na aplicação de agroquímicos não são sustentáveis e tornam-se ineficientes com o decorrer do tempo. Dentro dessa perspectiva, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) lança a edição do Informe Agropecuário Tecnologias para o manejo sustentável de pragas e doenças.

Um dos grandes desafios do Brasil é manter o protagonismo na produção de alimentos ao mesmo tempo em que adota uma política que incentiva a prática de uma agricultura cada vez mais sustentável. Atualmente existem inúmeras tecnologias alternativas ao controle químico de pragas e patógenos, desenvolvidas e/ou adaptadas para uso em regiões tropicais, tanto em grandes como em pequenas propriedades rurais.

Esta edição apresenta tecnologias sustentáveis disponíveis para o agricultor manejar pragas e doenças nos sistemas agrícolas. São técnicas eficientes de manejo, produtos biológicos, extratos de origem vegetal, formulações e regulamentação do uso de biodefensivos, bem como resultados de trabalhos recentes realizados por profissionais de diversas instituições de pesquisa e ensino do Brasil.

Capa 305 1

O Informe Agropecuário Tecnologias para o manejo sustentável de pragas e doenças teve a coordenação dos pesquisadores Madelaine Venzon, Trazilbo José de Paula Júnior e Wânia dos Santos Neves. A revista, que explora um tema a cada edição e apresenta informações completas sobre culturas, atividades ou sistemas tecnológicos, foi criada em  1975, pela EPAMIG, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Mesa Redonda

No próximo dia 30 de agosto (sexta-feira), às 9h,  a EPAMIG promoverá uma mesa redonda para debater a nova edição do Informe Agropecuário. O evento, na Sede da Empresa em Belo Horizonte, reunirá a editora técnica da publicação, Madelaine Venzon, o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, alguns dos autores de artigos que compõe à revista, além da diretoria executiva da EPAMIG e de representantes de instituições parceiras, universidades e da sociedade civil.

Mesa Redonda – Lançamento do Informe Agropecuário edição Tecnologias para o manejo sustentável de pragas e doenças

Data 30 de agosto (sexta-feira)

Horário: 9 horas

Local: EPAMIG Sede – Avenida José Cândido da Silveira, 1647 – Bairro União – BH

 

plugins premium WordPress