Você está aqui:
Solenidade oficializa a criação do primeiro curso superior de Agropecuária de Precisão do Brasil

Solenidade oficializa a criação do primeiro curso superior de Agropecuária de Precisão do Brasil

Evento com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, marcou a implantação da EPAMIG ITAP

(Pitangui – 20/6/2022) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realizou nesta segunda-feira, 20 de junho, a solenidade de implantação do primeiro Curso Superior em Agropecuária de Precisão oferecido no Brasil. Na cerimônia, com a presença de autoridades como o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, e a prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso, foi anunciada a criação do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (EPAMIG/ITAP), que substitui o Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC).

O vice-governador Paulo Brant destacou a força da agricultura e pecuária e lembrou que o agro é um dos setores que mantém o crescimento e a força mesmo em tempos de retração. “A agricultura foi o único setor da economia que conseguiu puxar o crescimento econômico de Minas e do Brasil, e que conseguiu praticar a tríplice hélice. Não há como um setor e um país crescerem sem essa tríplice aliança entre o setor produtivo, a ciência e tecnologia e governo. E o agro é um exemplo de como o governo atua bem”, afirmou.

A diretora-presidente da EPAMIG, Nilda Soares, aposta que a nova etapa trará impactos positivos para a Empresa como um todo. “Trata-se de um marco para a integração entre a pesquisa e o ensino, duas atividades que se complementam. Vamos fazer desse instituto uma referência. É um tema inédito, que oferecerá aos estudantes uma formação diferenciada. A ementa contempla conteúdos teóricos e práticos voltados para os mais modernos conceitos da agricultura e da pecuária de precisão” disse.

Para o secretário de estado de agricultura, Thales Fernandes, o antigo Itac, hoje Itap, colaborou na formação de centenas de profissionais e inicia novo momento. “Estamos dando um salto, estamos partindo para um curso superior. Trazendo para a agropecuária uma melhor profissionalização. Esse casamento da educação com a pesquisa é fundamental. Levando o conhecimento lá na ponta, para quem produz”, explicou ele ao citar ainda a importância do trabalho do sistema operacional da agricultura de Minas Gerais que é exercido pela secretaria com atuação das vinculadas Emater, EPAMIG e IMA.

A prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso, enalteceu a importância da escola e do curso para a cidade. “Estamos honrados em ser pioneiros para o agronegócio brasileiro coma a instalação do Itap e com a instauração do primeiro Curso Superior em Agropecuária de Precisão do Brasil. Estamos certos que o ato de hoje é apenas o início de algo maior e que será, sem dúvidas, orgulho para região Centro-Oeste, de Minas e do Brasil”, pontuou.

A solenidade contou ainda com a presença do deputado estadual Inácio Franco, do deputado federal Newton Cardoso Júnior, do diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes e do gerente regional da Emater de Divinópolis, Wellington Dias.

Projeto pedagógico

O diretor da EPAMIG/ITAP, Frederico Passos, apresentou o projeto pedagógico do novo curso, além da previsão de investimentos em equipamentos e instalações, e reafirmou que o Instituto está bem estruturado para esse novo momento. “Pelo grupo de professores, um dos mais fortes que já vi, pela proposta pedagógica, instalações físicas, pela fazenda-escola e equipamentos em fase de aquisição, não há dúvida de que a EPAMIG ITAP, oferecerá o curso superior de Agropecuária de Precisão em formato motivante e criativo, com excelente qualidade e eficiência”, garantiu o professor, que foi pró-reitor de Ensino da Universidade Federal de Viçosa, por dois períodos.

Turmas

O processo seletivo para a primeira turma do curso de Agropecuária de Precisão está vigente, até o dia 1º de julho. Os interessados podem se inscrever pelo site http://www.epamig.br/itac/processoseletivo/. A seleção vai considerar a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2019, 2020 ou 2021. 

Em dezembro de 2021, os institutos de ensino da EPAMIG foram credenciados pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE- MG) para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação. A opção, no primeiro momento, foi pela implantação dos cursos de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, em Pitangui, e de Tecnologia em Laticínios, oferecido pela EPAMIG/ Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora (informações aqui).

Finalizando o momento, autoridades e convidados fizeram o plantio de uma muda de Jequitibá-Rosa no jardins do ITAP, como forma de simbolizar o início do novo ciclo do Instituto.

plugins premium WordPress