Conteúdo está disponível no canal oficial da EPAMIG no Youtube
(Belo Horizonte – 14/8/2020) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) disponibiliza, nesta sexta-feira, 14 de agosto, o segundo vídeo da série “AgroTecnologia no dia a dia”. O tema desta semana, conservação de queijos, é apresentado pelo coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Leite e Derivados e professor do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Junio de Paula. O conteúdo está disponível no Canal Oficial da EPAMIG no Youtube.
As pesquisas com Leite e Derivados na EPAMIG têm como base principal o ILCT, sediado em Juiz de Fora. Fundado em 1935, o Instituto é referência na América Latina, em ensino, pesquisa e difusão de tecnologias sobre lácteos. Os trabalhos com queijos industriais e artesanais, manteiga, doce de leite, requeijão e outros produtos, contam com a infraestrutura e os laboratórios da fábrica-escola, que atende as áreas de pesquisa, ensino e produção. Os lácteos da marca própria são comercializados pelos Empórios da EPAMIG em Belo Horizonte e em Juiz de Fora.
Junio de Paula explica que os queijos industriais produzidos com leite pasteurizado devem ser conservados em geladeira e o local ideal seria a gaveta destinada a frutas e legumes. “É um ambiente protegido da circulação de ar e está em uma temperatura um pouco mais alta em relação a parte superior da geladeira”. Já os artesanais devem ser mantidos à temperatura ambiente, em local fresco e protegido de moscas. “O melhor lugar é sobre uma tábua, colocada dentro do forno desligado”, indica.
Sobre a durabilidade dos queijos, o professor diz que varia conforme o tipo, composição e tecnologia empregada na fabricação. “Queijos mais macios e com alto teor de umidade maturam mais rápido e duram menos. Já os queijos duros, como possuem baixa umidade, são de longa maturação e duram mais”, conta.
No vídeo, o pesquisador dá dicas sobre a importância de se observar as embalagens no momento da compra do queijo, pois o vácuo inibe o crescimento de mofo, além de chamar a atenção para o fato de que o mofo causado pela má-conservação de queijos industrializados não costuma ser tóxico e que, por isso, após a remoção deste o queijo pode ser consumido. Ensina também a armazenar o queijo frescal na queijeira e a preservar a umidade do queijo minas-padrão após a abertura, sobre o uso do plástico filme, dentre outras curiosidades.
A série “AgroTecnologia no dia a dia” é uma ação comemorativa aos 46 anos da EPAMIG, completados no dia 6 de agosto. A ideia é disponibilizar, sempre às sextas-feiras, conteúdos que representem a presença das tecnologias geradas pela Empresa no cotidiano na população.
Leia mais: Agrotecnologia no dia a dia
Mais sobre leite e derivados
Para auxiliar profissionais do setor laticinista, alunos, produtores e indústrias de laticínios, a EPAMIG ILCT criou um espaço virtual para disponibilizar, gratuitamente, os conhecimentos gerados e acumulados em mais de oito décadas de história. Os materiais estão disponíveis na página Espaço EPAMIG ILCT.
Leia também: EPAMIG ILCT cria plataforma digital para difundir conhecimentos lácteos
Outra novidade é o Bate Papo Tecnológico, evento online, realizado pelo ILCT, toda sexta-feira, às 10 horas. A cada semana, um convidado diferente aborda temas técnicos e científicos importantes da cadeia de lácteos. O evento, totalmente gratuito, é aberto a parceiros, professores, instituições, indústrias, alunos e demais interessados.