(Belo Horizonte – 19/12/2019) A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, visitou a EPAMIG Oeste, em Uberaba, na tarde da última terça-feira (17).
Durante a visita, a secretária conheceu o Campo Experimental Getúlio Vargas, local onde são desenvolvidas pesquisas nas áreas de bovinocultura; grandes culturas, com ênfase no melhoramento da soja para alimentação humana; triticultura; fruticultura; plantas ornamentais e oleaginosas; além de prestação de serviços a produtores por meio de laboratórios de solos, sementes, fitopatologia e nematologia.
O convite para a visita foi feito pelo vice-prefeito de Uberaba, João Gilberto Ripposati. João, que também é presidente da Associação dos Servidores da EPAMIG Uberaba (Aseub), solicitou a presença da secretária na unidade logo após sua posse no cargo.
Ana Valentini interagiu com os funcionários da EPAMIG e se mostrou satisfeita com o que viu. A secretária assistiu a uma apresentação das ações na unidade e visitou laboratórios do complexo de produção vegetal.
Para João Ripposati, a intenção de visitas como essa é trabalhar o fortalecimento e a potencialização das pesquisas da EPAMIG. “São pesquisas que muito contribuem com o setor produtivo da região. Além disso, a Aseub defende a readequação da força de trabalho na unidade local em consonância com a importância social, econômica e do agronegócio no Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas”, afirmou João Ripposati.
Presidente da EPAMIG também visitou a unidade de Uberaba em novembro
A presidente da EPAMIG, Nilda de Fátima Soares, nomeada no dia 29 de junho deste ano, também visitou a unidade de Uberaba em novembro. O objetivo da visita foi conhecer as instalações do Campo Experimental Getúlio Vargas e discutir as próximas ações da EPAMIG no Oeste do estado.
João Ripposati considera que houve avanços para a EPAMIG com a nomeação de Nilda. Para ele, a presidente sinaliza caminhos concretos para a busca do fortalecimento da empresa estadual de pesquisa.
Além do Campo Experimental Getúlio Vargas, a regional da EPAMIG Oeste possui outros dois Campos. Em Patos de Minas funciona um núcleo de produção de ração para pesquisa e uma unidade de beneficiamento de sementes. Em Patrocínio fica o Centro de Excelência do Café, mantido em parceria com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado (Fundacer).
*
Com informações do Jornal de Uberaba e da ASCOM da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).