Queijos artesanais de qualidade, sempre certificados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), são produzidos de acordo com normas sanitárias presentes desde a obtenção do leite cru na ordenha. Assim, temos a certeza que essa tradição mineira possui qualidade e é segura para o consumo.
Em Juiz de Fora (MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) desenvolve uma série de pesquisas e projetos para impulsionar a produção de queijos artesanais mineiros.
Em São João del-Rei, a EPAMIG mantém o centro de pesquisa e treinamento em queijos artesanais para colaborar com o desenvolvimento da cadeia do queijo de leite cru, sempre com sustentabilidade e segurança.
Além disso, vários projetos da EPAMIG em execução tem como objetivo o sucesso dos queijos artesanais, como a criação de embalagens inteligentes, a adaptação de tecnologias de fabricação para produção controlada, a sustentabilidade ambiental de queijarias e projetos de caracterização de queijos de novas regiões produtoras.
Tudo isso sem contar com uma série de outros projetos já finalizados pela EPAMIG, como estudos de higienização de queijarias, de aumento da segurança microbiológica de queijos artesanais, de maturação e seus efeitos na qualidade final do produto e de tantas outras inovações no setor.
A EPAMIG também produz cartilhas, manuais e materiais de orientação técnica para os produtores de queijo, tudo distribuído de graça. A empresa oferece cursos e treinamentos em regiões produtoras de queijos artesanais, e atua na organização de eventos e concursos nacionais e internacionais.