(Belo Horizonte 04.04.2016) – Com o objetivo de apresentar soluções para os principais desafios enfrentados pela agricultura orgânica no contexto das mudanças climáticas e diante da exigência dos consumidores por alimentos livres de contaminantes, a nova edição da revista da Informe Agropecuário que tem como tema: Agricultura orgânica e agroecologia. Esta publicação editada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) aborda temas relevantes, demandados por agricultores familiares e organismos voltados à produção de alimentos dentro de princípios agroecológicos.
O Brasil é um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica por possuir diferentes tipos de solo e clima, uma enorme biodiversidade, aliada a uma grande diversidade cultural. O processo produtivo no sistema orgânico utiliza como base os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais.
Esta edição do Informe Agropecuário reúne informações sobre preparo e adubação do solo, manejo agroecológico de pragas, controle alternativo de doenças, produção de café Arábica e Conilon em cultivo orgânico, produção de hortaliças, plantas medicinais e flores, bananicultura orgânica, morango orgânico e interface pesquisa, extensão e agricultura familiar.
O Informe Agropecuário Agricultura orgânica e agroecologia teve a coordenação dos pesquisadores da EPAMIG Paulo César de Lima e Juliana Carvalho Simões.
Mais informações: EPAMIG – Divisão de Gestão e Comercialização
(31) 3489-5002 / publicacao@epamig.br