Belo Horizonte (23.05.2017) – A crescente demanda da população por práticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, no que diz respeito à saúde do homem e do meio ambiente, tem recebido, atualmente, importante atenção no cenário mundial, especialmente nos países industrializados, e despertado o interesse de parte da população na construção de hortas para produção do seu próprio alimento.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a produção de alimentos na zona urbana tem ajudado cidades em desenvolvimento a enfrentarem problemas advindos da alimentação inadequada, por meio do fornecimento de produtos frescos e nutritivos à população e por melhorar as condições de acesso aos alimentos. A produção familiar de frutas e de hortaliças reduz os gastos com alimentos e garante renda aos produtores.
Com o objetivo de apoiar produtores e interessados na produção de hortaliças, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) lança a edição da revista Informe Agropecuário com o tema Hortas: implantação e condução. Nesta edição, em dez artigos, são apresentadas diferentes formas de construção e implantação de cultivos, às quais envolvem adubação orgânica, uso de defensivos alternativos para controle de pragas e doenças, sistema orgânico de cultivo, manejo da irrigação, espécies adaptadas ao Semiárido Mineiro, entre outros.
O Informe Agropecuário Hortas: implantação e condução teve a coordenação das pesquisadoras Polyanna Mara de Oliveira e Wânia dos Santos Neves. A publicação pode ser adquirida pela loja virtual www.informeagropecuario.com.br.