Fonte de água e energia para o rebanho, a planta também pode ser preparada para o consumo em pratos tradicionais da culinária
(Belo Horizonte – 18/9/2020) Conhecida e usada comumente para a alimentação de bovinos, especialmente em regiões de déficit hídrico, a palma forrageira, entretanto, pode ser utilizada também na alimentação humana na preparação de sucos, geleias e pratos tradicionais como farofa e saladas.
Com o incentivo aos produtores rurais do Norte de Minas Gerais, área conhecida pela escassez de chuva, de investirem no cultivo da palma forrageira como opção para complementar a alimentação do rebanho leiteiro, alguns estudos em pós-colheira e processamento dos frutos estão sendo desenvolvidos, em parceria entre a EPAMIG e a Unimontes, para indicações do uso da palma na alimentação humana e culinária.
A palma serve de alimento para bois, cabras e ovelhas, além de ajudar na hidratação dos animais, já que é constituída por até 90% de água. Ela se adapta a longos períodos de estiagem e exige poucos recursos hídricos para o plantio. De acordo com Ariane Castricini, pesquisadora em pós-colheita da EPAMIG, a planta utilizada para a alimentação humana é a mesma que se cultiva para o uso animal. Os preparos culinários podem ser feitos à base do caule (cladódio) e do fruto.
“A diferença consiste no fato de que para o preparo de pratos na culinária utilizam-se os cladódios novos, ou jovens. Para o gado tanto faz se é jovem ou maduro, mais velho”, explica. Cladódios são os caules adaptados, e que realizam fotossíntese, da planta que é adaptada à regiões de clima seco e quente. “No México, país de origem da Palma, o consumo na alimentação humana já é cultural e lá esses cladódios jovens são chamados de nopalitos. No Norte de Minas já é comum o picadinho de palma com carne, e aqui ela é chamada popularmente de verdura. Já o fruto da palma, é conhecido popularmente como ‘Figo da Índia’”, conta ela sobre as várias curiosidades da planta.
Rica em minerais como cálcio, magnésio, ferro e vitaminas como B1, B2 e vitamina A, entre outros, a palma tem sabor característico, mas leve, o que faz com que ela se adeque a pratos diversos, funcionando bem como uma complementação dessas composições. Para uso em preparações culinárias o cladódio deve apresentar características como tamanho da palma da mão de uma pessoa adulta, cor verde brilhante e estar facilmente quebrável quando dobrada. Ariane indica ainda que o preparo da palma pode ser fácil lembrando somente de cuidados básicos como a limpeza do cladódio que será consumido e a extração dos espinhos. O mesmo se aplica quando utiliza-se do fruto da palma, seja in natura ou processado.
Com a intensificação do cultivo de Palma Forrageira no Semiárido Mineiro, incentivada pela EPAMIG, Emater-MG, Secretaria de Agricultura de Minas, entre outros parceiros, as possibilidades de uso também vêm sendo passadas para produtores da região. No vídeo da matéria de hoje a coordenadora técnica regional de Bem Estar Social da Emater-MG de Janaúba, Maria Aparecida Fagundes Jácomo Pereira, apresenta alguns dos pratos já conhecidos e preparados com a palma no Norte de Minas. Picles, suco, farofa, recheios, arroz e picadinho de carne podem ser feitos com os cladódios, assim como geleias, polpa e néctar a partir dos frutos, são algumas dessas possibilidades.
Agrotecnologia no dia a dia
A série “AgroTecnologia no dia a dia” é uma ação comemorativa aos 46 anos da EPAMIG e tem como objetivo apresentar conteúdos que representem a presença das tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária no cotidiano na população.
Assista ao vídeo que mostra as possibilidades de preparo da Palma e se inscreva no canal para receber notificações sobre novos conteúdos.
PalmaTech Online
Com o objetivo de difundir e fomentar a cultura da Palma Forrageira a EPAMIG promove nos dias 21 e 22 de setembro o PalmaTech Online. O evento acontecerá de forma virtual, oferecendo a produtores, pesquisadores, técnicos, estudantes e representantes de agroindústrias a oportunidade de conhecer tecnologias e novidades para o cultivo da Palma. Para participar basta acessar www.palmatech.com.br e se inscrever gratuitamente.
A EPAMIG é uma Empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.