(Belo Horizonte – 7/6/2019) O engenheiro agrônomo Pedro Moura ministrou palestra e minicurso, durante a 9ª Semana de Agronomia (Seagro) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), encerrada nesta sexta-feira, 7 de junho, em Ilhéus, na Bahia. Na palestra “Concepções de produtos turísticos rurais e estratégias de mercado”, Pedro, apresentou o histórico das pesquisas em olivicultura, ressaltando que o Campo Experimental da EPAMIG de Maria da Fé é muito procurado por visitantes e turistas que buscam informações sobre o azeite produzido no município.
No minicurso “Olivicultura e Produção de Azeites Premiados”, realizado nos dias 4 e 5 de junho, foram abordados o histórico da olivicultura na EPAMIG e os aspectos técnicos relacionados ao cultivo da oliveira e à produção das azeitonas. Outro tema discutido foi a qualidade dos azeite, além os alunos participaram de uma simulação de análise sensorial. “Os estudantes conseguiram identificar vários atributos de qualidade nos azeites Grappolo 541 e no Koroneiki, como frescor, frutado, amargor e picância. E, encontraram defeitos em dois azeites, um deles mais velho, propositalmente escolhido, e o outro de marca comercial, comumente encontrada em supermercados”, conta Pedro Moura.
Os participantes revelaram que nunca tinham experimentado um azeite produzido em Minas Gerais ou mesmo no Brasil. E ficaram surpresos ao compará-los com os de marcas conhecidas no mercado. “O minicurso sobre a Olivicultura me proporcionou obter e ampliar meu conhecimento sobre as oliveiras. O processo de produção do azeite de qualidade foi apresentado de uma forma bastante didática fazendo com que pudéssemos discernir o produto, daqueles que costumamos consumir”, avalia a aluna Luciane Calixto dos Santos.
A Seagro é um evento anual, realizado pelos estudantes do curso de Agronomia da UESC, que buscam complementar a formação da acadêmica ao trazer conteúdos teórico-práticos sobre assuntos inovadores, que possibilitem uma maior inserção dos jovens profissionais no mercado de trabalho. “O minicurso intitulado Olivicultura e Produção de Azeites Premiados foi um dos destaques da Seagro, pois trouxe uma série de informações sobre uma cultura que vem ganhando espaço no setor agrícola brasileiro”, opina o estudante de agronomia, Jorge Antônio da Silva Dias.