(Belo Horizonte, 20/05/19) Entre os dias 20, 21 e 22 de maio acontece em Belo Horizonte a 4ª edição do Pint Of Science, maior evento de divulgação científica do mundo que será realizado, simultaneamente, em 24 países. Aberto ao público, o evento leva pesquisadores e palestrantes a dialogar, trocar experiências e conhecimentos sobre temáticas cientificas em milhares de bares, restaurantes e cafeterias espalhadas por cerca de 400 cidades.
Na quarta-feira (22), na Cantina do Lucas em Belo Horizonte, acontece a palestra ‘’Da mesa para o laboratório: o queijo como produto cientifico’’. Na oportunidade, o pesquisador e coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Processamento de Leite e Derivados da EPAMIG, Júnio de Paula, irá abordar a ciência por trás da melhoria da qualidade, do rendimento e da segurança dos queijos industriais e artesanais de Minas Gerais. E, também, o Refrigerante do Bem, bebida láctea produzida com o soro do leite e rica em nutrientes.
O objetivo do festival é derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa. Itajubá também está entre os 85 municípios que irão sediar o evento. No dia 20 (segunda-feira), às 19h30, a cidade recebe, na Queijaria do Mario, a palestra ‘’Olivicultura: polinização e outros aspectos do cultivo e produção do azeite’’, com o pesquisador da EPAMIG, Pedro Moura e a bolsista de pós-doutorado Carolina Ruiz Zambon. Também será aberto um momento de discussão sobre o histórico da olivicultura em Minas Gerais e as pesquisas da EPAMIG que proporcionaram a primeira extração nacional de azeite extravirgem ocorrida em 2008 no município de Maria da Fé.
Mais informações e programação completa no site do evento: https://pintofscience.com.br/programacao/