Técnicas agroecológicas são alternativas viáveis para produtividade
Madelaine coordenará a Arena do Produtor 2024 – Foto: Erasmo Pereira
(Uberlândia, 20/09/2024) – A pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Madelaine Venzon, será a coordenadora da Arena do Produtor, evento realizado no Complexo Center Shopping, em Uberlândia, entre os dias 23 e 26 de setembro, a partir das 8h30. Este ano, o tema da Arena é “Tecnologias de base biológica para o manejo de pragas”.
Além de coordenar e apresentar duas tecnologias na Arena do produtor, a pesquisadora proferirá uma palestra magna no dia 25 no tema: Functional agrobiodiversity supports coffee pest control in regenerative systems: the brazilian innovation
A Arena do Produtor é um espaço dentro do 29º Congresso Brasileiro de Entomologia e, durante o encontro, a pesquisadora Madelaine Venzon realiza duas palestras: Crisopídeos no manejo de pragas agrícolas e Uso de corredores ecológicos no manejo de pragas do café.
Para ela, os conteúdos repassados durante a programação impactam diretamente os produtores rurais, uma vez que levam conhecimento e tecnologias para que os cultivos sejam, cada vez mais, protegidos de pragas e impactantes na produtividade das propriedades rurais. “Os produtores poderão se beneficiar das tecnologias de base biológica que serão apresentadas na arena do produtor, pois todas são referenciadas pela ciência e portanto são seguras e eficientes”, pontua.
Realizado pela Sociedade Entomológica do Brasil, o Congresso Brasileiro de Entomologia é um dos principais fóruns de discussão sobre Entomologia em toda a América Latina, proporcionando uma oportunidade para a convivência, discussão, inovação, colaboração e troca de experiências entre os agentes científicos da indústria e da sociedade brasileira.
Madelaine reforça ainda que essas trocas de experiências e a chegada de novas tecnologias podem levar vantagens e benefícios para produtores e seus cultivos nas propriedades. “As vantagens da utilização dessas tecnologias vão várias, como a diminuição de uso de agrotóxicos, havendo mais equilíbrio na biodiversidade nos plantios, permitindo a atuação dos agentes de controle que ocorrem naturalmente, reduzindo a necessidade de intervenções para o controle de pragas. Essas tecnologias não causam problemas de intoxicação aos trabalhadores e não deixam resíduos no produto final, o que é um grande problema dos agrotóxicos convencionais. E, ainda, o uso dessas tecnologias agrega valor ao produto final, pois é produzido de forma limpa e segura”, finaliza.
Foto: Erasmo Pereira
Diversas outras palestras serão realizadas no evento, com profissionais de renome internacional como Terezinha Monteiro dos Santos, do Instituto Biológico de São Paulo; Juarez Ferla, da Univates; Tiago Cardoso da Costa Lima, da Embrapa Semiárido; entre outros. Elem Fialho Martins e Jessica Martins, duas orientadas da Dra. Madelaine, e bolsistas na EPAMIG, irão moderar as palestras na arena do produtor.
Serviços:
Arena do Produtor
23 a 26 de setembro, a partir das 8h30
Center Shopping Uberlândia
Av. João Naves de Ávila, 1331 – Tibery, Uberlândia – MG
Informações, acesse o site do CBE