Você está aqui:
Pesquisadora da EPAMIG assume Conselho Consultivo do Consórcio Cerrado das Águas

Pesquisadora da EPAMIG assume Conselho Consultivo do Consórcio Cerrado das Águas

Tecnologias da empresa serão apresentadas no Evento Diálogos Regenerativos

Madelaine Venzon assumiu o Conselho Consultivo do Consórcio Cerrado das Águas (CCA) – Foto: Erasmo Pereira

A pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Madelaine Venzon, assumiu o Conselho Consultivo do Consórcio Cerrado das Águas (CCA), uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, envolvendo empresas, governo e sociedade civil organizada, com o objetivo de agregar esforços para a preservação e conservação ambiental a fim de combater as mudanças climáticas.

Para a pesquisadora, fazer parte do Conselho é um momento de reconhecimento do trabalho realizado, uma vez que o Consórcio é formado por grandes empresas do segmento do café. “É uma honra ser lembrada para um conselho Consultivo de um consórcio com tantas empresas proeminentes no mercado e no ciclo do café. É interessante para mim, como profissional, e para a EPAMIG, que apresenta seus trabalhos realizados e abre as portas para outras áreas além da entomologia”, celebra. 

Ela também reforça que participar do Conselho Consultivo do Consórcio Cerrado das Águas é levar a ciência para dentro de empresas conceituadas no mercado como um todo. “Mesmo o Conselho sendo consultivo, mostra que as empresas estão preocupadas com o futuro e, levando ciência e tecnologia para dentro delas, os produtos e serviços podem ser melhorados a cada novo ciclo”, analisa. 

O Conselho Consultivo

A função do grupo é ser um órgão auxiliar que atua no aconselhamento e orientação de práticas e medidas para o alcance das metas estabelecidas pelo planejamento estratégico, tendo uma função de apoio para a evolução do trabalho realizado pela plataforma colaborativa. Os esforços são voltados para a implementação de práticas e técnicas de agricultura que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas e tornem as propriedades mais resilientes ao enfrentamento das adversidades.

O Conselho Consultivo atuará, diretamente, junto à Secretaria Executiva do CCA para o alcance de metas. A expectativa é que o Consórcio possa avançar em suas ações, promovendo e ampliando a sua rede de atuação para a resiliência climática na agricultura. 

Sobre o Consórcio Cerrado das Águas (CCA)

Criado em 2015, em Patrocínio – MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo agregar esforços para a implementação de estratégias que garantam a provisão de serviços ecossistêmicos a fim de alcançar um sistema produtivo resiliente às mudanças climáticas. 

Madelaine, que é especialista em tecnologias regenerativas para o manejo de pragas do café, ministrará palestra sobre corredores ecológicos e também será responsável por moderar o painel de manejo biológico no evento Diálogos Regenerativos: oportunidades e perspectivas no dia 12 de setembro.

O evento é um espaço que visa reconhecer práticas regenerativas na cafeicultura, incentivar a inovação tecnológica e científica, e promover melhor compreensão entre cooperados, produtores, especialistas e traders para alcançar benefícios competitivos no mercado global por meio de práticas alinhadas aos princípios da certificação regenerativa.

Programação completa

07h30 – 08h35 Recepção e café da manhã

08h35 – 09h05 Abertura oficial do evento

09h10 – 09h25 Apresentação do anfitrião

09h30 – 09h50 Apresentação Peterson Project & Solution 

09h55 – 10h15 Apresentação Control Union

10h20 – 10h40 Elementos da Cafeicultura Regenerativa GCP

10h45 – 11h45 Painel – Certificação Regenagri

11h50 – 12h50 Almoço 

13h – 14h Painel – Exigência do mercado para cafés mais sustentáveis

14h05 – 14h35 Corredores Ecológicos

14h40 – 15:20 Painel custo e beneficio cultura de cobertura

15h25 – 15:50 Coffee break

16h – 16h40 Painel – Manejo Biológico

16h45 – 17h25 Painel custo e benefício da compostagem

17h25 – 19h25 Coquetel de confraternização

Serviços

Diálogos Regenerativos: oportunidades e perspectivas

12 de setembro

Das 7h30 às 17h30

Agrobeloni, Fazenda Santa Cruz da Vargem Grande, Patrocínio/MG

Valor da inscrição: R$ 50,00 (Ingressos pelo Sympla)

plugins premium WordPress