Tecnologias da empresa serão apresentadas no Evento Diálogos Regenerativos
A pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Madelaine Venzon, assumiu o Conselho Consultivo do Consórcio Cerrado das Águas (CCA), uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, envolvendo empresas, governo e sociedade civil organizada, com o objetivo de agregar esforços para a preservação e conservação ambiental a fim de combater as mudanças climáticas.
Para a pesquisadora, fazer parte do Conselho é um momento de reconhecimento do trabalho realizado, uma vez que o Consórcio é formado por grandes empresas do segmento do café. “É uma honra ser lembrada para um conselho Consultivo de um consórcio com tantas empresas proeminentes no mercado e no ciclo do café. É interessante para mim, como profissional, e para a EPAMIG, que apresenta seus trabalhos realizados e abre as portas para outras áreas além da entomologia”, celebra.
Ela também reforça que participar do Conselho Consultivo do Consórcio Cerrado das Águas é levar a ciência para dentro de empresas conceituadas no mercado como um todo. “Mesmo o Conselho sendo consultivo, mostra que as empresas estão preocupadas com o futuro e, levando ciência e tecnologia para dentro delas, os produtos e serviços podem ser melhorados a cada novo ciclo”, analisa.
O Conselho Consultivo
A função do grupo é ser um órgão auxiliar que atua no aconselhamento e orientação de práticas e medidas para o alcance das metas estabelecidas pelo planejamento estratégico, tendo uma função de apoio para a evolução do trabalho realizado pela plataforma colaborativa. Os esforços são voltados para a implementação de práticas e técnicas de agricultura que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas e tornem as propriedades mais resilientes ao enfrentamento das adversidades.
O Conselho Consultivo atuará, diretamente, junto à Secretaria Executiva do CCA para o alcance de metas. A expectativa é que o Consórcio possa avançar em suas ações, promovendo e ampliando a sua rede de atuação para a resiliência climática na agricultura.
Sobre o Consórcio Cerrado das Águas (CCA)
Criado em 2015, em Patrocínio – MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo agregar esforços para a implementação de estratégias que garantam a provisão de serviços ecossistêmicos a fim de alcançar um sistema produtivo resiliente às mudanças climáticas.
Madelaine, que é especialista em tecnologias regenerativas para o manejo de pragas do café, ministrará palestra sobre corredores ecológicos e também será responsável por moderar o painel de manejo biológico no evento Diálogos Regenerativos: oportunidades e perspectivas no dia 12 de setembro.
O evento é um espaço que visa reconhecer práticas regenerativas na cafeicultura, incentivar a inovação tecnológica e científica, e promover melhor compreensão entre cooperados, produtores, especialistas e traders para alcançar benefícios competitivos no mercado global por meio de práticas alinhadas aos princípios da certificação regenerativa.
Programação completa
07h30 – 08h35 Recepção e café da manhã
08h35 – 09h05 Abertura oficial do evento
09h10 – 09h25 Apresentação do anfitrião
09h30 – 09h50 Apresentação Peterson Project & Solution
09h55 – 10h15 Apresentação Control Union
10h20 – 10h40 Elementos da Cafeicultura Regenerativa GCP
10h45 – 11h45 Painel – Certificação Regenagri
11h50 – 12h50 Almoço
13h – 14h Painel – Exigência do mercado para cafés mais sustentáveis
14h05 – 14h35 Corredores Ecológicos
14h40 – 15:20 Painel custo e beneficio cultura de cobertura
15h25 – 15:50 Coffee break
16h – 16h40 Painel – Manejo Biológico
16h45 – 17h25 Painel custo e benefício da compostagem
17h25 – 19h25 Coquetel de confraternização
Serviços
Diálogos Regenerativos: oportunidades e perspectivas
12 de setembro
Das 7h30 às 17h30
Agrobeloni, Fazenda Santa Cruz da Vargem Grande, Patrocínio/MG
Valor da inscrição: R$ 50,00 (Ingressos pelo Sympla)