Você está aqui:
Pesquisa e resgate das hortaliças não convencionais

Pesquisa e resgate das hortaliças não convencionais

Nova edição do Informe Agropecuário tem como tema Hortaliças não convencionais folhosas, com enfoque na identificação, valor nutricional e propriedades medicinais.

Minas Gerais é um Estado que se destaca por sua riqueza biológica, resultado da diversidade de clima, relevo e de seus recursos hídricos. Este ambiente de flora abundante e de pluralidade cultural reúne condições mais que adequadas para o trabalho de resgate das hortaliças não convencionais (HNC). Essas hortaliças são parte da cultura e tradição mineira e seu potencial deve ser estudado e conhecido. Nesta perspectiva, a nova edição do Informe Agropecuário tem como tema Hortaliças não convencionais folhosas, com enfoque na identificação, valor nutricional e propriedades medicinais.

O trabalho de resgate das HNC tem proporcionado novos desafios para a pesquisa e novas oportunidades de diversidade de cultivo e de renda, principalmente, para a agricultura familiar. Além disso, essas hortaliças são, em sua maioria, plantas rústicas, de fácil cultivo e ricas em vitaminas e sais minerais, capazes de promover diversificação na alimentação da população.

A correta identificação das HNC e o modo correto de preparo são de fundamental importância para a segurança do consumidor final, pois algumas dessas hortaliças são tóxicas se consumidas cruas, ou podem ser confundidas com plantas que não são comestíveis. Ao reunir informações sobre cultivo, manejo de pragas e oportunidades de mercado esta edição do Informe Agropecuário visa contribuir para fomentar o cultivo e a comercialização das hortaliças não convencionais e incentivar o consumo pela população.

O Informe Agropecuário Hortaliças não convencionais folhosas teve a coordenação das pesquisadoras da EPAMIG Izabel Cristina dos Santos e Marinalva Woods Pedrosa.

 Mais informações:

EPAMIG- Divisão de Promoção e Distribuição da Informação Tecnológica

Telefax: (31) 3489-5002

e-mail: publicacao@epamig.br

Preço: R$15

E-commerce: www.informeagropecuario.com.br

 

plugins premium WordPress