Pesquisa
A pesquisa agropecuária da EPAMIG está diretamente ligada à busca por inovações e resultados que se revertam em benefícios para a sociedade. Dentro da compreensão de que a ciência e seus resultados práticos devem ser dispostos numa engrenagem que passa pelo levantamento de demandas, execução de pesquisas e se cumpra com atividades de transferência de tecnologias – e, ainda, preste contas dos investimentos em ciência e tecnologia – é que a atuação da EPAMIG foi estabelecida em dez grandes programas de pesquisa definidos com base nas potencialidades de Minas Gerais e na identificação de demandas e oportunidades que nosso estado oferece.
De produtos tradicionais às novas cadeias produtivas, a EPAMIG se dedica a estudar e indicar métodos, cultivares, matrizes e produtos tecnológicos com foco no aumento da produtividade e da qualidade dos alimentos, garantindo a manutenção da sustentabilidade de nossos agrosistemas.
Os resultados são tecnologias abertas, aplicáveis em todos os tipos e portes de produção, fazendo valer também a missão de disponibilizar soluções para a agropecuária e a agroindústria de Minas Gerais e do Brasil.