Você está aqui:
Mostra tecnológica apresenta equipamentos e insumos para a olivicultura durante etapa presencial do Azeitech

Mostra tecnológica apresenta equipamentos e insumos para a olivicultura durante etapa presencial do Azeitech

(Belo Horizonte – 27/3/2023) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove nesta semana a edição 2023 do Azeitech. O evento, que marca os 15 anos da primeira extração de azeite extravirgem do Brasil, ocorrerá em duas etapas: na quarta-feira (29) as atividades serão online, já na sexta-feira (31) presenciais, no Campo Experimental de Maria da Fé.

O 18º Dia de Campo de Olivicultura e a 8ª Mostra Tecnológica serão abertos ao público, com inscrições no local, a partir das 7h. A programação marcará o lançamento do rótulo em comemoração aos 15 anos da extração pioneira e contará com três estações de campo que irão abordar os temas “Introdução à olivicultura”, “Estratégias para avaliação nutricional em olivicultura” e “Impacto de doenças no ponto de colheita e qualidade do azeite”.

Paralelamente, cerca de 20 expositores vão apresentar produtos e serviços, como consultoria para a implantação e condução de olivais. “Estão confirmadas empresas de maquinário para a extração do azeite, de equipamentos de campo, como roçadeiras e colhedeiras, e de agricultura em geral, como tesouras de poda e serrotes; mudas e fertilizantes. Além de azeites da região, tampas, rótulos, garrafas, sabonetes e cosméticos derivados do azeite”, enumera Pedro Moura, da Comissão Organizadora do evento.

No mercado de equipamentos para olivicultura desde 2014, a Fast Indústria fornece extratoras para agroindústrias da Serra da Mantiqueira e do Sul do Brasil. “Instalamos a primeira planta extratora de 500 kg por hora, em Barbacena, MG. Depois de um tempo, recebemos a demanda de produtores da Mantiqueira para desenvolvermos um equipamento compacto, que atendesse aos pequenos produtores. Fizemos um estudo sobre isso e comprovamos essa necessidade. Foi assim que a Fast desenvolveu a extratora de 100 kg por hora, um equipamento compacto de fácil operação e com ótima eficiência”, afirma o técnico em extração azeite de oliva e de abacate, Grasiani Matielo Andrioni, o Gringo, responsável pelo pós-venda da empresa na área de oliva.

A Pieralisi do Brasil participará da Mostra Tecnológica, por meio de representantes da área comercial que vão apresentar os equipamentos voltados para a planta de extração do azeite. “A Pieralisi surgiu na Itália, há mais de 130 anos, justamente, para atender à olivicultura. Somos líderes mundiais no mercado de extração e separação centrífuga e disponibilizamos esta tecnologia também para os olivicultores do Brasil”, diz a engenheira de vendas, Caroline Tonini.

A Nutrisafra Fertilizantes fará a demonstração de um fertilizante próprio para a olivicultura “Teremos a participação de um agrônomo e um vendedor regional que darão instruções de uso e aquisição. Estamos na Mostra há quatro ou cinco edições e sabemos da demanda dos olivicultores por produtos próprios para a cultura”, comenta o gerente de Operações, Heitor Takahashi.

Painel Científico

A programação do Azeitech 2023, terá início na quarta-feira, dia 29, com a realização do painel científico online. A transmissão, ao vivo pelo Canal Oficial da EPAMIG no YouTube, acontece a partir das 17h. Três mesas redondas virtuais vão discutir a olivicultura no Brasil e no mundo.

Na primeira delas, o tema abordado pela representante do Conselho Oleícola Internacional (COI), Catarina Bairrão Balula, será “COI e o azeite no mundo”. A moderação será do coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira. O consultor gastronômico Marcelo Scofano participa como debatedor.

Na sequência, o olivicultor português João Miguel Rosado, que produz o azeite “Amor é Cego”, no Monte da Oliveira Velha, região Centro-Sul de Portugal, vai contar sobre a experiência dele e destacar as similaridades entre as condições de cultivo dele e a olivicultura da Serra da Mantiqueira. O debate será conduzido pelo engenheiro agrônomo, Pedro Moura e acompanhado pela azeitóloga e autora do livro “Azeite-se” Ana Beloto.

A programação será encerrada com o tema “Ibraoliva e o azeite brasileiro”. A discussão, que será mediada pela engenheira agrônoma Patriciani Cipriano que integra o Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, reunirá os presidentes do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes e da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), Moacir Nascimento.

As atividades do Azeitech são gratuitas. Informações cemf.evento@epamig.br, (35) 3662-1227 – www.azeitech.com.br.

Programação 

 

plugins premium WordPress