Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Você está aqui:
Pesquisadoras da EPAMIG vão a Colômbia para conhecer tecnologias de produção de flores

Pesquisadoras da EPAMIG vão a Colômbia para conhecer tecnologias de produção de flores

Foto 2 - Lívia Mendes de Carvalho
Colômbia lidera a exportação de flores na América Latina – Foto Lívia Mendes

(Belo Horizonte – 3/6/2019) As pesquisadoras do Programa Estadual de Pesquisa em Floricultura da EPAMIG Izabel Santos e Lívia Carvalho apresentaram, no dia 28 de maio, relatos sobre a Missão Técnica à Colômbia, realizada no último mês de abril, para conhecer as técnicas de produção, processamento e comercialização de flores, como rosas, cravos, crisântemos, gipsofila, suculentas, bromélias, dentre outras plantas. Também foram realizadas visitas a laboratórios de criação de insetos e ácaros predadores usados no manejo de pragas naquele país.

A Colômbia lidera a exportação de flores na América Latina e ocupa a segunda posição no ranking mundial de países exportadores de flores de corte, perdendo apenas para a Holanda. Além das pesquisadoras da EPAMIG, participaram da Missão Técnica os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Patrícia Paiva (Departamento de Agricultura), Renato Paiva (Departamento de Fisiologia Vegetal) e Brígida de Souza (Departamento de Entomologia), produtores de flores e técnicos da iniciativa privada. Izabel e Lívia avaliaram a visita como uma oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos e uma forma de abrir caminhos para futuras parcerias.

Foto 4 Lívia Mendes de Carvalho
Visita técnica foi realizada no último mês de abril 

Durante a palestra, realizada no Campo Experimental Risoleta Neves, em São João del-Rei, as pesquisadoras falaram sobre as práticas utilizadas na produção de flores nas propriedades visitadas, o processo de certificação com o selo Florverde®SustainableFlowers e as diferentes estratégias de manejo de pragas utilizadas na Colômbia. A apresentação foi feita para outros pesquisadores da EPAMIG, técnicos da Emater-MG e da Secretaria de Agricultura e para um produtor de rosas.

 

Leia também

Notícias recentes

Envie uma mensagem