Ensino
A Educação Profissional Técnica de nível Médio neste Instituto é oferecida através do curso de habilitação em Técnico em Agropecuária concomitante com o Ensino Médio. O Curso de habilitação de Técnico em Agropecuária está estruturado em três séries anuais, observando o mínimo de carga horária exigida na legislação específica vigente, de forma concomitante, em um turno diurno: Curso Técnico aulas no matutino e o Ensino Médio no vespertino.
O controle da frequência tem por objetivo o registro da presença do aluno nas atividades escolares programadas, das quais está obrigado a participar, para aprovação, em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária prevista anual.
Para fins de aprovação do aluno, exige-se, além da frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária prevista, o mínimo de 60% (sessenta por cento) de aproveitamento por componente curricular, previsto também no Projeto Político-pedagógico em relação aos objetivos definidos para os componentes curriculares do ano letivo em que o aluno se encontra.
É competência expressa do aluno a participação em todas as atividades curriculares desenvolvidas pela Escola, incluídas as de acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
Os estudos de recuperação constituem-se em uma estratégia de intervenção deliberada no processo educativo, quando as dificuldades são diagnosticadas, constituindo nova oportunidade de levar os alunos ao desempenho esperado.
A Progressão Parcial é adotada na Educação Profissional, para o aluno que não apresentar o desempenho mínimo exigido pela Escola em 01(um) componente curricular.
A expedição do Diploma do aluno concluinte do Curso Técnico somente poderá ser expedido após a comprovação da terminalidade do Ensino Médio e conclusão do Estágio obrigatório curricular.
Pesquisa
Os professores pesquisadores do ITAP tem a oportunidade de desenvolverem pesquisas na Fazenda Escola da Epamig, em Pitangui. Com uma área de 442 ha, a Fazenda conta com estrutura para criação de animais – bovinos, caprinos, ovinos, suínos, aves e abelhas – e área para a agricultura – olericultura, viveiro, culturas anuais e silvicultura.
Entre os projetos de pesquisa em desenvolvimento, destacam-se a Interações Biológicas da Planta, Fungos Micorrízicos e Produção de Inseticidas Botânicos.
Difusão
Na Difusão e Transferência de Tecnologia, destaca-se na EPAMIG-ITAP o oferecimento de cursos de capacitação profissional para a comunidade, a organização de Feiras com Ciência e Dias de Campo.
A EPAMIG-ITAP promove a participação dos seus discentes e docentes em dias de campos, em visitas técnicas e palestras de empresas do ramo agropecuário. Também possui parcerias com o Sindicato Rural do Produtor Rural de Pitangui / SENAR na execução de cursos de qualificação de estudantes e produtores rurais. Com esta parceria foram desenvolvidos cursos de Tratorista, Casqueamento, Pastagem, Vaqueiro, Inseminação Artificial, entre outros.
Parcerias também são feitas com a SEE/MG, a EMATER, o SICOOB a CREDPIT, a Prefeitura Municipal de Pitangui, a Prefeitura Municipal de Papagaios, a Cooperativa de Produtores Rurais de Pompéu; além das empresas da iniciativa privada e de fazendas do ramo agropecuário, que oferecem estágios para os discentes.
Notícias
- Aprovado o Edital 01/2024 para o Processo Seletivo EPAMIG ITAP 2024 !
- Projeto “ITAP de Portas Abertas” impulsiona integração entre a EPAMIG – Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP) e os jovens da região
- EPAMIG ITAP realiza ações para apresentar Graduação Tecnológica em Agropecuária de Precisão
- Projeto 3D dos Novos Setores do ITAP