Monitoramento e manejo de doenças do Cafeeiro

O monitoramento de doenças de plantas é uma etapa importante no planejamento fitossanitário de uma propriedade, pois se evita os gastos desnecessários com mão-de-obra, desgaste de máquinas e o desperdício de defensivos. No entanto, fazer o monitoramento e tomar a decisão correta no manejo nem sempre é uma tarefa fácil, exige-se um conjunto de habilidades práticas e técnicas, pois além da identificação da doença, é necessário ter a capacidade de analisar as condições climáticas, o ambiente, tipo de patógeno, tipo de hospedeiro e estrutura da propriedade. Assim, o curso sobre monitoramento e manejo de doenças do cafeeiro apresenta as principais diretrizes para a diagnose e tomada de decisão no manejo de doenças do café.

Serão apresentadas a principais doenças do cafeeiro, bem como seus danos, sintomas, ciclo, epidemiologia e estratégias de manejo.

Carga horária: 16 Horas

Próxima turma: Segundo semestre 2023

Período de inscrição:

O curso visa atender a demanda do agronegócio por profissionais mais capacitados. Com esse curso o cursista será capaz de coordenar equipes de monitoramento, estabelecer estratégias de manejo e influenciar nas decisões sobre o manejo com argumentos mais consistentes e embasados.

Profissionais do agronegócio que desejam ampliar seus conhecimentos.

– Módulo 1 – Introdução a diagnose e monitoramento  de doenças de plantas

– Modulo 2 – Doenças causadas por bactérias

– Modulo 3 – Doenças causadas por Vírus

– Modulo 4 – Doenças causadas por fungos

– Modulo 5 – Fitonematoides em cafeeiro

– Modulo 6 – Doenças abióticas

– Módulo 7 – Manejo integrado

-Módulo 8 – Ferramentas da agricultura de precisão no manejo de doenças

Professor Dr. HELON SANTOS NETO

Graduação em Agronomia, UFLA (2009); Mestrado em Fitopatologia, UFLA (2012); Doutorado em Fitopatologia, UFLA (2016); Pós-Doutorado em Epidemiologia e Manejo de Doenças de Plantas, UFLA(2022).

O curso será realizado de forma híbrida. Serão disponibilizados materiais para leitura, áudio aulas, vídeo-aulas, estudos dirigidos, fóruns e tarefas, que serão realizadas a distância, no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) do ITAP.   Todas estas atividades totalizarão 16 horas, com atividades síncronas e assíncronas e participação do professor. Durante esta etapa, além do aprendizado com as técnicas do curso pretende-se que o cursista familiarize-se com técnicas do aprendizado em AVAs.
A segunda parte do curso serão 12 horas, de atividades presenciais, no ITAP, sendo 4 horas em sala de aula e 8 horas de atividades práticas.

Para o recebimento do Cerificado será exigido a aprovação no curso. Para aprovação no curso, o cursista deverá ter nota igual ou superior a 60% e participar de, no mínimo, 75% da carga horaria das atividades presenciais.