Capacitar profissionais da área de ciências agrárias a identificar estratégias para controle biológico das principais doenças dos sistemas de produção agrícola. Ao final deste curso o aluno deverá estar apto a:
- compreender o conceito e identificar os diferentes tipos de controle biológico;
- conhecer os principais microrganismos utilizados na agricultura brasileira e como agem no controle de fitopatógenos e nematóides; e
- compreender e planejar o uso dos biodefensivos agrícolas no controle de fitopatógenos e nematóides; e
- orientar e realizar o uso correto dos biodefensivos durante o cultivo de diferentes culturas.
Profissionais das áreas de agronomia, engenheira florestal, biologia, gestão ambiental, pesquisadores, docentes, técnicos, graduandos, pós-graduandos e demais profissionais relacionados ao setor agrícola.
O curso abordará o conceito de controle biológico, os diferentes tipos, os principais microrganismos utilizados na agricultura brasileira e como agem no controle de fitopatógenos e nematóides. Dessa forma, os seguintes conteúdos serão abordados durante o curso:
- Introdução ao Controle Biológico: conceito e tipos.
- Microrganismos como promotores de crescimentos em plantas e indutores de resistência.
- Controle biológico de fitopatógenos de solo.
- Controle biológico de fitonematoides.
- Controle biológico de fitopatógenos de parte aérea.
Professor Thiago de Almeida Paula
Graduação em Agronomia, UFV (2016); Mestrado em Fitotecnia, UFV (2018); Doutorado em Fitotecnia, UFV (2022).
Serão disponibilizados materiais para leitura, áudio aulas, vídeo-aulas, estudos dirigidos, fóruns e tarefas, que serão realizadas online, no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) do ITAP. Todas estas atividades totalizarão 5 horas, com atividades síncronas e assíncronas e participação do professor. Durante esta etapa, além do aprendizado com as técnicas do curso pretende-se que o cursista familiarize-se com técnicas do aprendizado em AVAs. Para tanto, o cursista necessário de um computador com acesso à internet.
A metodologia utilizada refere-se à sala de aula invertida, os conteúdos serão estudados de forma assíncrona, antes das atividades síncronas com o professor, permitindo que as atividades síncronas sejam mais interativas e haja maior fixação dos conteúdos ministrado. Uma segunda parte do curso será realizada presencialmente. Serão 10 horas de atividades no ITAP, sendo 5 horas em sala de aula e 5 horas de atividades práticas.
Para o recebimento do Cerificado será exigido a aprovação no curso. Para aprovação no curso, o cursista deverá ter nota igual ou superior a 60%.