Promovido pela Seapa, o encontro on-line discutiu a agricultura de precisão. O evento contou com convidados da Emater-MG, da Epamig e do Mapa e está disponível no YouTube
Mais de 130 pessoas acompanharam, ao vivo, na manhã desta quinta-feira (23/03), o XIV Seminário de Avaliação e Aprimoramento de Políticas Públicas para o Setor Rural, com o tema “Agricultura de Precisão: Conceito, Política e Aplicação”. O evento on-line foi realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). As discussões duraram aproximadamente três horas e estão disponíveis no canal da Seapa no YouTube, neste link.
Na abertura, o secretário Thales Fernandes destacou a relevância do tema na atualidade, por aliar pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. “Eu digo que nós, da Secretaria de Agricultura, temos de estar lá na ponta, junto dos produtores, ouvindo as suas dores, encarando de frente as dificuldades, trabalhando lado a lado com eles, para que o agronegócio continue a avançar, gerando emprego, renda e riquezas para Minas. Com relação ao desenvolvimento tecnológico, não poderia ser diferente”, afirmou.
Para o titular da pasta, a agricultura de precisão é, hoje em dia, a forma mais eficiente para a execução de boas práticas agropecuárias, o monitoramento e a gestão das atividades produtivas e, consequentemente, para o aumento da produtividade, sem perder de vista a preservação do meio ambiente.
Alguns pontos debatidos durante o encontro virtual foram o uso da tecnologia de alta performance também na agropecuária, a aplicabilidade das ferramentas em pequenas propriedades da agricultura familiar e o papel do extensionista na disseminação desses aparatos. Os benefícios do uso são a redução de custos, o uso inteligente dos recursos econômicos e ambientais e a ampliação dos lucros.
Participantes
Participaram da conversa o diretor-geral do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap/Epamig), Frederico José Vieira Passos, o coordenador-geral de Agricultura de Precisão e Digital do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Alaércio Londe da Silva, e o coordenador-técnico de Tecnologia e Inovação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Péricles Alexandre Squaris Marques.
Inicialmente, os convidados fizeram uma breve apresentação dos avanços da tecnologia, das vantagens em aplicá-la aos sistemas de produção, em grandes ou pequenas propriedades rurais, e do cenário atual de ensino, pesquisa e extensão, em Minas, envolvendo o uso da ferramenta, além da importância da formação continuada na área.
Logo em seguida, participaram de um debate, respondendo também a perguntas que os espectadores enviavam, em tempo real, pelo chat do YouTube. Entre os ouvintes, estavam professores e estudantes universitários, técnicos e extensionistas rurais, gestores municipais, produtores rurais e outros profissionais do Sistema Estadual da Agricultura.
Seminário
O Seminário de Avaliação e Aprimoramento das Políticas Públicas discute, periodicamente, programas do Governo de Minas voltados para o setor rural. Os objetivos são ouvir demandas do segmento produtivo e outros parceiros do setor público ou da sociedade civil, debater soluções assertivas para os atuais desafios da agropecuária mineira e apresentar tecnologias que aperfeiçoem a execução das políticas estaduais.
Por Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Assessoria de Comunicação
Jornalista responsável: Paula Machado
Edição: Cássia Eponine
Imagem: Seapa/Divulgação