A EPAMIG
Nossa história
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) foi constituída como empresa pública, pela Lei nº 6.310, de 8 de maio de 1974 (Minas Gerais, 1999) com a finalidade de desenvolver pesquisas e experimentações relacionadas direta e indiretamente com a agropecuária e com o objetivo de constituir-se no principal instrumento de execução das atividades de pesquisa agropecuária no Estado de Minas Gerais.
A demanda pela criação da EPAMIG surgiu do Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do estado de Minas Gerais – PIPAEMG, criado em 3 de dezembro de 1971. O PIPAEMG foi a primeira iniciativa de coordenação e integração das instituições de pesquisa agropecuária do Estado e constituiu-se em um dos pilares do Plano Mineiro de Desenvolvimento Econômico e Social.
Em 1973, a partir da base de integração realizada pelo PIPAEMG, foi criada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e o Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA).
Com fundamento nos resultados dos trabalhos do PIPAEMG, demandou-se uma base institucional sólida para cumprir o objetivo de organizar e coordenar a pesquisa agropecuária em Minas Gerais, decidindo-se pela criação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG.
Em 8 de maio de 1974, a EPAMIG foi constituída como empresa pública (Lei nº 6.310) e mediante o convênio celebrado entre o Governo do Estado, Ministério da Agricultura e Embrapa, a EPAMIG recebeu, em 06 de agosto de 1974, a atribuição de executar, administrar e coordenar a pesquisa agropecuária no âmbito do estado de Minas Gerais.
Em 1976, com a consolidação do Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária (SEPA), envolvendo a EPAMIG, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje Universidade Federal de Lavras (UFLA), firmou-se a integração das ações de pesquisa em nível estadual, visando ao interesse de Minas e do país.
Sede da EPAMIG em Belo Horizonte
Nossos valores
Os valores que balizam as práticas e os comportamentos da EPAMIG e de seus integrantes são:
Inovação
Propor soluções tecnológicas e inovações para gerar valores e melhorar a qualidade de vida do agricultor, de suas famílias e da população.
Ética e Transparência
Atuar com idoneidade, equidade e clareza no cumprimento das obrigações e no atendimento às pessoas.
Satisfação ao público
Atender as necessidades do cliente, por meio de tecnologias, produtos e serviços capazes de gerar valor e superar expectativas.
Credibilidade
Honrar compromissos e prazos, firmando uma relação de confiança com o cliente/parceiro.
Responsabilidade social e ambiental
Contribuir para uma sociedade mais justa, por meio de ações inclusivas e sustentáveis, que visam o uso racional dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
Valorização e respeito às pessoas
Respeitar as diferenças, valorizar as iniciativas e potenciais individuais e coletivos, promover o bem-estar no ambiente de trabalho e a melhoria da qualidade no atendimento aos clientes.
Comprometimento profissional
Trabalhar com presteza, de forma engajada e responsável, como parte de um projeto comum.
Eficiência
Garantir a qualidade, com uso racional dos recursos e em menor tempo, evitando desperdícios.
Referenciais estratégicos
Missão
Pesquisar, capacitar e apresentar soluções e inovações tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da agropecuária e da agroindústria, em benefício da sociedade.
Visão
Ser referência em pesquisa e inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável da agropecuária e da agroindústria de Minas Gerais.
Negócio
Conhecimento, Inovação e Soluções Tecnológicas.