Você está aqui:
Informe Agropecuário apresenta as vantagens da produção de hortaliças em ambiente protegido

Informe Agropecuário apresenta as vantagens da produção de hortaliças em ambiente protegido

O Informe Agropecuário é uma publicação da EPAMIG com a coordenação dos seus pesquisadores

O Informe Agropecuário está disponivel na Livraria da EPAMIG – Foto: Erasmo Pereira

O cultivo em ambiente protegido foi introduzido no Brasil com o objetivo de permitir a produção de hortaliças na entressafra, época em que os produtos adquirem maior valor de mercado. Com o decorrer do tempo e com a percepção dos benefícios proporcionados por esse Sistema de Produção, o cultivo de hortaliças em estufas ganhou expressão em diversas regiões do País.

A nova edição do Informe Agropecuário Ambiente protegido e a produção de hortaliças traz as principais vantagens do cultivo de hortaliças em estufas com destaque para o maior controle sobre as condições climáticas do ambiente; maior eficiência do uso da água e dos fertilizantes; redução na utilização de defensivos químicos; maior precocidade, qualidade e produtividade das plantas. 

Dessa forma tem-se controle sobre luminosidade, temperatura, qualidade do solo, presença de predadores, competição por nutrientes, entre outros, o que, consequentemente, garante maior competitividade e renda ao produtor rural. Por isso, essa tecnologia tem sido amplamente utilizada por diversas categorias de plantas, como: flores, hortaliças, folhosas e frutas.

O Brasil, com sua vasta diversidade de climas e solos, é capaz de praticar a produção de hortaliças em ambiente protegido em uma extensa faixa territorial. As motivações para adotar práticas de agricultura em ambiente protegido podem variar conforme a região, mas incluem o crescente interesse associado ao aumento da renda dos consumidores, a urbanização da população brasileira, a crescente preocupação com alimentos seguros e o uso racional de insumos, como a redução de agroquímicos.

Nesta edição do Informe Agropecuário são apresentadas modalidades de cultivo em ambiente protegido, bem como inovações e tecnologias associadas a esse Sistema de Produção que, em um contexto de mudanças climáticas, apresenta-se como alternativa produtiva para os produtores rurais.

O Informe Agropecuário Ambiente protegido e a produção de hortaliças teve a coordenação dos pesquisadores Sanzio Mollica Vidigal (EPAMIG Sudeste), Marinalva Woods Pedrosa e Marialva Alvarenga Moreira (EPAMIG Centro-Oeste).

Mais informações:

LIVRARIA EPAMIG www.livrariaepamig.com.br 

Tel.: (31) 3489-5002 e-mail: livraria@epamig.br

Páginas: 96

Preço: R$20,00

plugins premium WordPress