O Fórum Regional de Leite e Queijo do Campo das vertentes chega à sua segunda edição discutindo a qualidade e inovações para a produção laticinista. Assim como em 2015, o evento é realizado pela EPAMIG e pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
O Fórum, que acontece nos dias 13 e 14 de junho no Campo Experimental Risoleta Neves da EPAMIG, em São João del-Rei, faz parte do projeto de extensão “Eu como cultura”. Serão ao todo oito palestras, nas quais visam oferecer uma troca de conhecimentos entre pesquisadores e produtores da área laticinista.
A abertura será realizada na terça-feira (13), às 19h30 com o pesquisador Marcos Mergarejo apresentando o mapa geográfico da produção do queijo minas artesanal em Minas Gerais. Na quarta-feira, o fórum retoma as atividades às 8h30m com diversas palestras, intercaladas com degustações de produtos.
De acordo com um dos coordenadores do Fórum, Daniel Arantes, que também é pesquisador da EPAMIG, o evento deve reunir produtores de leite, laticinistas, técnicos e graduandos em zootecnia. “Ainda este ano teremos mais treinamentos em boas práticas de ordenha, de produção do leite e higienização dos laticinistas”.
Daniel explica que o Fórum é um momento de reunir o setor no Campos das Vertentes, que, desde 2009, é uma das 7 regiões de Minas reconhecidas como produtoras de queijo Minas Artesanal.
Na quarta, a professora da UFLA, Sandra Maria Pinto, ministra sobre inovações e tendências na cadeia produtiva de lácteos. Os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as novidade na indústria laticinista.
As inscrições para as palestras técnicas do 2º Fórum Regional de Leite e Queijo serão feitas no local e custam R$20,00.
Serviço:
2º Fórum Regional de Leite e Queijo Campo das Vertentes
Abertura: 13 de junho – 19h30
Local: Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei – Rua Maria Tereza, 20 – Centro
Palestras : 14 de junho – 8h30
Local: Auditório da Biblioteca – Campus Santo Antônio – UFSJ – Praça Frei Orlando 170 – Centro
Informações: (32) 3379-2649