Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Você está aqui:
Fortalecimento na captação de recursos

Fortalecimento na captação de recursos

EPAMIG e Secretaria de Desenvolvimento Econômico debatem pesquisa e inovação no setor agropecuário

Foto: Fernanda Fabrino/Epamig

(Belo Horizonte, 11.07.2023) Editais de apoio à pesquisa e inovação, incentivos ao setor  agropecuário e a aproximação da EPAMIG com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) foram alguns dos temas debatidos em reunião entre a diretoria executiva da EPAMIG, Departamento de Pesquisa, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Bruno Araújo Oliveira e o superintendente de Pesquisa e Tecnologia da SEDE Lucas Mendes de Faria Rosa Soares nesta semana.

Na visão da presidente Nilda Soares o encontro avança alguns passos nas tratativas entre a EPAMIG e a SubInova no sentido de apoiar as pesquisas voltadas para o setor agropecuário que buscam apoio e fomento na SEDE. “Essa é uma reunião de aproximação em que pudemos vislumbrar vários caminhos possíveis de serem trilhados com foco em reforçar a parceria e abrir condições para que pesquisas sejam viabilizadas por meio de editais específicos e que apoiam um dos temas mais relevantes para nosso estado que é o Agro”, exalta. A referência se dá no contexto dos projetos que estão sendo preparados pela EPAMIG para serem submetidos nos editais 40-23 e 41-23 da SEDE/Fapemig.

Os editais 40-23 e 41-23 são uma iniciativa de incentivo à pesquisa e à inovação com objetivo de apoiar cadeias ou temas que promovam o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. O superintendente de Pesquisa e Tecnologia, Lucas Mendes, explica que esses editais se atentam ao viés de aplicação de políticas públicas. Com linhas de trabalho mais robustas e voltadas especificamente para Minas, por meio deles a EPAMIG poderá submeter propostas de pesquisas aplicadas.

Homenagem Alysson Paolinelli
Para além dos editais já em curso está sendo pensada uma homenagem, possivelmente na forma de edital, dedicado à pesquisa agropecuária que poderá ser chamado de edital Alyson Paolinelli. “Nós contamos com a ajuda da EPAMIG para fazer valer a memória e o legado que Paolinelli deixou, o incentivo à pesquisa agropecuária. Buscamos apoio do corpo técnico da Empresa para delinear esse edital”, disse Bruno Araújo. A primeira proposta é que o edital seja construído em 2023 e lançado no início de 2024, com submissão de projetos cujas avaliações serão divulgadas em agosto de 2024, nas comemorações dos 50 anos da EPAMIG.

A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Leia também

Notícias recentes

Envie uma mensagem