Você está aqui:
EPAMIG realiza webinário gratuito sobre implantação de vinhedos

EPAMIG realiza webinário gratuito sobre implantação de vinhedos

Conversa on-line vai ocorrer na sexta-feira, 15 de janeiro, às 16h. Para participar não é necessário fazer inscrição

(Belo Horizonte – 14/1/2021) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove na sexta-feira, 15 de janeiro, às 16h, mais um webinário on-line e gratuito sobre vitivinicultura. O tema da vez será a implantação de vinhedos, abordado pelo pesquisador da empresa, Francisco Câmara. A moderação será conduzida pela enóloga da casa, Isabela Peregrino. O evento não requer inscrições. Para participar, basta acessar o link (clique aqui).

O webinário integra uma série iniciada em julho de 2020. Ao longo do último ano, pesquisadores da EPAMIG discutiram temas como tratos culturais das videiras, controle fitossanitário, poda e produção de vinhos tintos, brancos e rosés. Os conteúdos passados estão disponíveis em uma playlist especial no canal da EPAMIG no YouTube

Durante o webinário, os participantes terão a oportunidade de interagir com perguntas e contar com o apoio técnico da EPAMIG por email. O evento é mais uma ação de difusão e transferência de tecnologias em vitivinicultura para a região de Diamantina (MG), que se desponta como região produtora de vinhos finos em Minas Gerais.

Vitivinicultura em Diamantina 

O desenvolvimento da vitivinicultura no município de Diamantina (MG) é tema de um protocolo de intenções firmado em novembro de 2020 pelo Governo de Minas Gerais, por meio da EPAMIG, com a Prefeitura de Diamantina, a Associação dos Vitivinicultores e Olivicultores de Diamantina e Alto Jequitinhonha (AVODAJ) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com apoio da Emater-MG.

Leia mais: EPAMIG assina acordo para desenvolvimento das cadeias de vinho e azeite em Diamantina

O texto prevê cooperação para estabelecimento e execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, cooperação técnica e educacional. Assinado na presença do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e do cônsul da Itália no estado, Dário Savarese, o protocolo prevê, ainda, estreitamento de laços com a Itália com o objetivo de compartilhar conhecimentos na produção de vinhos e azeites.

O vice-governador, Paulo Brant, realçou a potencialidade vitícola da região e lembrou que Minas, por meio de suas instituições, tem o papel de apoiar as iniciativas da sociedade e provocar os empreendedores com condições de trilhar caminhos para o desenvolvimento e a sustentabilidade.

Adaptação da uva Syrah em Minas e São Paulo

A EPAMIG atua para impulsionar a cadeia produtiva e o mercado de vinhos do Sudeste brasileiro. Um dos trabalhos de pesquisa em andamento, em parceria com o departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla), estuda o clima, os solos e o desempenho agronômico e fisiológico da videira Syrah em diferentes municípios do Sudeste. O objetivo do trabalho, inédito no Brasil, é identificar o perfil produtivo e qualitativo da uva e contribuir para o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) dos vinhos de inverno da região.

Leia mais: EPAMIG avalia adaptação de uvas ‘Syrah’ em diferentes áreas da Região Sudeste

Os estudos acompanharam, durante três safras (de 2016 a 2018), o desempenho agronômico e enológico da variedade Syrah em vinhedos comerciais nos municípios de Três Corações, Três Pontas, Cordislândia, São Sebastião do Paraíso e Andradas, no Sul de Minas, e Itobi e Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo. “Estes vinhedos foram selecionados por terem idade superior há dez anos e estarem com toda a arquitetura da planta formada, em plena produção e com vinhos já no mercado”, explica a pesquisadora da EPAMIG, Cláudia Rita Souza.

A uva Syrah é o foco do trabalho, por ser a mais plantada para a produção de vinhos de inverno. “Essa foi a variedade que apresentou melhor vigor vegetativo e um ótimo potencial de produção e qualidade da uva e dos vinhos, premiados nacional e internacionalmente, nos vinhedos submetidos à dupla poda, que é o manejo necessário para induzir a colheita de inverno”, aponta Cláudia Souza.   

*

O número de telefone para mais informações é (35) 3735-1101. A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa)

plugins premium WordPress