Revista traz o tema Bioinsumos: das biofábricas à produção nas propriedades rurais
(Belo Horizonte – 4/8/2023) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove no dia 11 de agosto, sexta-feira, o lançamento da nova edição do Informe Agropecuário, Bioinsumos: das biofábricas à produção nas propriedades rurais. O evento, que acontecerá no Auditório da EPAMIG Sede, às 10h, terá transmissão ao vivo pelo Canal Oficial da EPAMIG no YouTube.
A publicação, coordenada pelos pesquisadores Madelaine Venzon (EPAMIG), Felipe de Lemos (ECOFIT) e Elem Fialho Martins, aborda as diversas tecnologias existentes, como uso de predadores e parasitoides, compostagem e vermicompostagem, boas práticas na produção e utilização de insumos microbiológicos, além do uso de insetos para alimentação animal, as quais integram esse novo paradigma no manejo de pragas e doenças e na melhoria da qualidade do solo.
A produção agropecuária demanda diversos insumos que são destinados da nutrição animal e vegetal ao manejo de pragas e doenças. No século passado, a produção desses insumos era dominada por processos industriais sintéticos e complexos com base em uma matriz química. Entretanto, nas últimas décadas, os processos biológicos vêm sendo mais bem compreendidos e aperfeiçoados, permitindo a expansão da produção de insumos biológicos para uso na agropecuária.
Os bioinsumos fazem parte de uma classe de tecnologias bastante ampla e podem ser de origem vegetal, animal ou microbiana. São normalmente produzidos com matérias-primas nacionais e proporcionam melhorias no desenvolvimento, crescimento, sanidade e mecanismos de respostas metabólicas de espécies de interesse comercial, sejam animais, vegetais, sejam microrganismos.
Lançamento do Informe Agropecuário – Bioinsumos: das biofábricas à produção nas propriedades rurais
Data: 11 de agosto (sexta-feira)
Horário: 10h
Transmissão pelo Canal Oficial da EPAMIG no YouTube
Aquisição da publicação
Tel.: (31) 3489-5002
e-mail: livraria@epamig.br
Preço: R$20 (vinte reais)