Você está aqui:
EPAMIG promove Encontro Tecnológico sobre feijão em Diamantina

EPAMIG promove Encontro Tecnológico sobre feijão em Diamantina

Evento atende demanda sobre produção familiar e fornecimento do alimento para a merenda escolar

(Belo Horizonte – 24/4/2023) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em parceria com a Emater-MG e a Prefeitura Municipal de Diamantina, promove nesta terça-feira, 25 de abril, o Encontro Tecnológico do Feijão. O evento, que acontece em duas propriedades rurais da região de Riacho da Porta (Diamantina), vai discutir a produção do grão por produtores familiares e as possibilidades de fornecimento para a merenda escolar.

“A demanda surgiu em função do Programa de Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que incentiva a compra dos artigos para a merenda escolar diretamente de produtores da agricultura familiar. Como havia uma dificuldade para se encontrar produtores de arroz e feijão na região, o técnico da Emater local procurou a EPAMIG solicitando uma visita, a partir daí surgiu a proposta de instalação de unidades demonstrativas de arroz e feijão e produtores dispostos a receber essas UD’s”, conta a pesquisadora da EPAMIG, Aurinelza Condé.

As unidades demonstrativas receberam diferentes cultivares de feijão desenvolvidas pela EPAMIG, além de outros materiais. “Tem várias cultivares. Feijão preto, vermelho, roxinho, além dos cariocas, materiais tipo jalo. Há uma variedade bem grande de materiais para os produtores conhecerem. Também plantamos os materiais que eles têm o hábito de plantar lá. Muitas vezes, eles não sabem o nome da cultivar, mas já há muito tempo vêm salvando sementes”, observa a pesquisadora.

O evento desta terça-feira, vai apresentar os resultados já alcançados nessas unidades demonstrativas e difundir o conhecimento para outros produtores da região. “Vamos passar, para eles, as tecnologias desenvolvidas pela EPAMIG para a condução da lavoura, técnicas de fitotecnia, conservação de sementes, prevenção e identificação de doenças”, antecipa Aurinelza.

As estações vão abordar os temas: “Estratégias de Produção e Comercialização de Feijão Comum para a Alimentação Escolar”; “Resgate do Arroz de Terras Altas em Minas Gerais e sua Utilização na Agricultura Familiar”; “Cultivares de Feijão e Melhoramento Participativo”; “Conservação e Qualidades das Sementes”; “Manejo da Adubação para o Feijoeiro Comum na Agricultura Familiar”; “Manejo de Doenças e Pragas para o Feijoeiro Comum”.

As atividades terão início às 8h30. A mobilização dos participantes será feita pela Emater local e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente de Diamantina. Mais informações pelo telefone (38) 99179- 3760 (Kellson Tolentino/ EPAMIG).

Programação

plugins premium WordPress