Belo Horizonte (12/7/2017) – A EPAMIG, em parceria com o Senar-MG e o Sindicato Rural de Itabira, realiza, neste mês de julho, sete cursos de capacitação para produtores e trabalhadores rurais. A programação conta com treinamentos nas áreas de equinos, proteção e recuperação de nascentes e apicultura.
A escolha dos temas deu-se de acordo com as necessidades da região como explica o gerente do Campo Experimental da EPAMIG em Itabira, Ivys Lage. “A região de Itabira é a segunda no país em número de criadores cavalos Mangalarga Marchador, ficando atrás apenas da região de Cruzília, Sul de Minas. O mel representa grande parte da produção agropecuária do município, e a questão ambiental é muito demandada por profissionais, estudantes e produtores rurais.
Os cursos “Casqueamento e Ferrageamento de equinos” e”Equitação nível profissional”, serão realizados até a próxima sexta-feira (14). De 17 a 20 de julho, será realizado um outro de treinamento em emquitação. “O público dos cursos sobre equinos, em sua maioria, é composto por profissionais e pequenos criadores em busca de qualificação”, avalia Ivys Lage.
Também nesta semana serão realizados os cursos de “Proteção e Recuperação de Nascentes” (quarta-feira, 12), “Recuperação de Áreas Degradadas” (até 15 de julho) e Apicultura (13 e 14 de julho). Todas as atividades ocorrem no Campo Experimental da EPAMIG. “Nossa unidade possui uma área de preservação de aproximadamente 64 hectares com várias nascentes o que proporciona um local ideal para os treinamentos. Também nesta área de preservação, a Associação dos Apicultores da Região, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, tem testado novas técnicas para a produção de mel e própolis”, completa Ivys.
As vagas para os cursos são limitadas. Mais informações pelo telefone (31) 3831-1210. Campo Experimental de Itabira – Rua Columbita s/nº, Bairro: Distrito Industrial.