Pesquisador César Botelho recebeu a Medalha de Mérito Cafeeiro na abertura do evento
(Belo Horizonte – 31/10/2024) Pesquisadores da EPAMIG participaram, entre os dias 22 e 25 de outubro, do 48º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, realizado em Franca (SP). O evento, organizado por Fundação Procafé, Consórcio Pesquisa Café/Embrapa Café, Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade de Uberaba (Uniube), reuniu especialistas de todo o Brasil e discutiu inovações e tecnologias para o desenvolvimento da cafeicultura.
A programação incluiu debates sobre novos resultados de pesquisas e diferentes aspectos da cultura, lançamento de novas cultivares e foi distribuída entre apresentação oral de trabalhos de pesquisas e três seminários que discutiram o controle da ferrugem, o bicho mineiro e a gestão e os custos na produção.
O pesquisador da EPAMIG Rogério Silva participou do Seminário “Problemática do Bicho Mineiro do Cafeeiro” em discussões sobre manejo Integrado da praga. Além disso, apresentou o trabalho: “Densidade populacional do bicho-mineiro-do-cafeeiro, no Sul de Minas Gerais, relacionada às condições climáticas”. Já o pesquisador Régis Venturin teve o trabalho “Avaliação da produtividade de cafeeiros em consórcio com diferentes espécies florestais” apresentado pela bolsista Andressa Andrade.
Mérito cafeeiro
Na abertura do Congresso, o pesquisador César Elias Botelho foi homenageado com a medalha do Mérito Cafeeiro, junto a outros profissionais de destaque na atividade. César está na EPAMIG desde 2007 e atua nas áreas de melhoramento genético e manejo do cafeeiro. Graduado em agronomia, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), já ocupou as posições de coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Café e de chefe geral da EPAMIG Sul.