Pesquisadora Madelaine Venzon apresentará palestras sobre bioinsumos e manejo sustentável de pragas agrícolas
(Belo Horizonte – 18/9/2023) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) será representada por sua pesquisadora, Madelaine Venzon, em dois simpósios que ocorrem ao longo das próximas semanas, nos quais serão debatidos temas referentes às áreas de entomologia, agroecologia, bioinsumos e biodiversidade.
Nesta quinta-feira (21/9), a pesquisadora mediará a mesa-redonda “Controle Biológico: novas tecnologias para um manejo sustentável de pragas agrícolas”, na programação do VII Simpósio Internacional de Entomologia, que acontece na Universidade Federal de Viçosa (UFV) entre os dias 17 e 22 de setembro.
Um dos assuntos do debate será o controle biológico conservativo, no qual são criadas condições ambientais favoráveis para a manutenção do equilíbrio em agroecossistemas, como o uso de predadores naturais de pragas de algumas culturas, como a do café. “Nós já geramos diversas tecnologias envolvendo esse método, especialmente para o café. Hoje a adoção dessas práticas na cafeicultura do Cerrado resultou em inovação para a produção de café em sistemas regenerativos”, lembra a pesquisadora.
No mesmo dia, a partir das 17:55, no Auditório Fernando Sabino, ela participa do lançamento do novo Informe Agropecuário, tradicional publicação da EPAMIG, cuja última edição traz o tema “Bioinsumos: das biofábricas à produção nas propriedades rurais”. Na ocasião, Madelaine, que também é professora do Programa de Pós-graduação em Entomologia da UFV desde 2007, irá ministrar a palestra “Crisopídeos no manejo de pragas”.
A pesquisadora também foi a responsável pela palestra de abertura do evento, no domingo (17/9). “Abordei o tema ‘tecnologias de base biológica para o manejo de pragas’ e trouxe alguns resultados de pesquisas, conduzidas por mim em parceria com diversas instituições, que geraram novas tecnologias”, destaca Madelaine.
Já no dia 26/9, a pesquisadora estará em Uberaba (MG), participando do I Simpósio de Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade do Triângulo Mineiro, realizado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) entre os dias 25 e 29/9. “O evento reunirá profissionais e estudantes de diversas áreas relacionadas ao meio ambiente, oferecendo um espaço de diálogo e troca de conhecimentos sobre questões cruciais para a preservação da biodiversidade e a busca por um futuro sustentável”, antecipa Madelaine. Ela ministrará a palestra “Bioinsumos no manejo agroecológico de pragas” a partir das 13h30.
Tecnologias de base biológica em alta
Segundo a pesquisadora da EPAMIG, as inovações de base biológica para o manejo de pragas na agricultura estão em demanda crescente nos últimos anos. “Isso se deve à necessidade de uma agricultura mais sustentável e saudável. Graças aos longos anos de pesquisas das instituições públicas, como a EPAMIG, hoje podemos ver o uso dessas tecnologias em larga escala, com parcerias com a iniciativa privada e com agricultores familiares, que impulsionam a adoção dessas estratégias”, comenta.
Para ela, o Brasil tem o potencial de se tornar um dos países protagonistas dessa esfera. “Em um cenário no qual precisamos restaurar o meio ambiente, as tecnologias de base biológica são essenciais e podem representar o sucesso futuro da agricultura. No Brasil, nós temos uma oportunidade ímpar de sermos os protagonistas desse cenário, devido à nossa biodiversidade e aptidão agrícola”, conclui Madelaine Venzon.