Reunião geral, que acontece nos dias 12 e 13 de setembro, em Recife, discutirá trabalho em rede, gestão dos acervos e perspectivas gerais
(Belo Horizonte – 29/8/2024) A pesquisadora Andreia Fonseca Silva, curadora do Herbário PAMG da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), vai representar a instituição na Reunião Geral: Avaliando o passado e planejando o futuro do INCT- Herbário Virtual, que será realizada nos dias 12 e 13 de setembro, em Recife (PE).
O encontro será promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, que reúne dados sobre a diversidade de algas, fungos e plantas de mais de uma centena de herbários do Brasil e do exterior. A programação prevê palestras, simpósios, painéis e discussões acerca de temas como capacitação, divulgação, disponibilização de dados, coleções, desafios e oportunidades, com a participação dos curadores dos herbários que integram a rede.
“Esta será uma oportunidade para estreitar relações com outros curadores e responsáveis por coleções botânicas, principalmente de Minas Gerais, de expor as dificuldades e buscar soluções para que o PAMG seja visto, conhecido, e, assim, mais valorizado. Nossa intenção é fazer que as imagens das exsicatas estejam disponíveis no Herbário Virtual do INCT para facilitar estudos em todas as áreas em que a Botânica Sistemática está inserida”, projeta Andreia Fonseca.
PAMG EPAMIG
O Herbário PAMG da EPAMIG conta atualmente com um acervo de 59.657 exsicatas (amostras de plantas secas) e 1.781 frutos na carpoteca. “No PAMG é possível encontrar amostras de plantas raras ameaçadas de extinção coletadas nos campos rupestres de MG, como Leiothrix rupestris e Paepalanthus lingulatus da família Eriocaulaceae”, destaca Andreia Fonseca.
A disponibilização deste acervo para consultas é um grande gargalo, na opinião da pesquisadora. “O Herbário PAMG tem um acervo de importância única no que diz respeito a coleções botânicas, apesar disso, a coleção não está totalmente digitalizada e as imagens das exsicatas não estão disponíveis on-line. Demos início à informatização do acervo, em 2020 e, até o presente momento, dados de 8.569 exsicatas foram digitalizados e estão disponíveis para consulta on-line, no site o SpeciesLink – https://specieslink.net/search/”, informa.
Para Andreia Fonseca, a integração da rede de Herbários pode facilitar a digitalização dos dados e a universalização das informações registradas. “A Rede Brasileira de Herbários (RBH) tem recursos para capacitação, treinamento para a divulgação, disponibilização de dados e imagens dessas coleções”.
“O PAMG mantém um acervo de grande interesse para estudiosos das áreas da taxonomia e sistemática vegetal, fitogeografia, fitossociologia, florística, etc. E a informatização desses dados vai aumentar a visibilidade e a possibilidade de acesso remoto, contribuindo ainda mais para o conhecimento da flora nacional”, conclui a pesquisadora.