(Santo Antônio do Amparo – 28/4/2023) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) foi parceira da Hanns R. Neumann Stiftung (HRNS) do Brasil, da Iniciativa Coffee & Climate (C&C), do Sistema Faemg/Senar e da Sancoffee na realização do dia de campo “Mudanças Climáticas e a Cafeicultura”. O evento, ocorrido no dia 26 de abril, em Santo Antônio do Amparo, contou com cerca de 200 participantes, entre agricultores beneficiados pela HRNS do Brasil, filhos de produtores e estudantes ligados à atividade.
O dia de campo contou com seis estações técnicas, que abordaram temas como implantação da lavoura, conservação de solo e água, uso de drones e regularização ambiental. A EPAMIG conduziu duas estações: “Arborização no cultivo do café” foi o tema apresentado pelos pesquisadores Regis Venturin (EPAMIG) e André Dominghetti (Embrapa Café), que destacaram que esta técnica ainda é pouco utilizada na busca de mais resiliência às mudanças climáticas.
Outro tema apresentado pela EPAMIG foi” Cultivares resistentes à ferrugem para a região do Campo das Vertentes”, os pesquisadores Gladyston Carvalho (foto) e Vinícius Andrade, fizeram a demonstração em uma lavoura da cultivar MGS Paraíso e ponderaram sobre a importância escolha de variedades adequadas às necessidades de cada região cafeeira.
O presidente do Conselho Administrativo da Associação de Agricultores Familiares de Santo Antônio do Amparo (Afasa), Jaime Pacheco Neto, avaliou positivamente o evento. “O conhecimento repassado aqui ampliou minha visão sobre oportunidades para a redução dos custos de produção e trouxe informações valiosas para o dia-dia. Ana Carolina Borges, filha de agricultores, da Associação Regional de Cafeicultores Especiais de Oliveira (Ascoffee) também elogiou a dinâmica e a qualidade das palestras. “Fui surpreendida com tanta informação qualificada e consistente fornecida aos agricultores pelos palestrantes do evento”.
* Com informações da Fundação Hanns R. Neumann Stiftung