Evento acontece entre quarta (8) e sexta-feira (10) no Expominas, em Belo Horizonte
(Belo Horizonte – 6/11/2023) A pesquisadora Madelaine Venzon representará a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em atividades que integram a programação da Semana Internacional do Café (SIC), que acontece entre os dias 8 e 10 de novembro, de quarta a sexta-feira, de 10h às 19h no Expominas, em Belo Horizonte.
A pesquisadora, listada pela Revista Forbes como uma das cem ‘Mulheres Doutoras do Agro no Brasil’, participará de painéis voltados para a sustentabilidade da atividade cafeeira. No dia 9 de novembro (quinta-feira), a partir de 8h, na Sala de Conferência, será realizado o Encontro “Conexão Mulheres do Café”, promovido pela Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), com a presença de Madelaine no painel “Conexões Sustentáveis para a cafeicultura do futuro”.
Na sexta-feira, 10 de novembro, Madelaine Venzon vai ministrar a palestra “Bioinsumos e agrodiversidade como estratégia para o manejo de pragas no café”, durante o painel “Economia Circular na Prática: a utilização dos bioinsumos”, que fará parte do Workshop do Projeto Melitta De Volta às Raízes. O objetivo do encontro é disseminar conhecimento técnico e resultados de pesquisas sobre insumos biológicos que podem ser elaborados com a matéria prima resultante do processo produtivo do café.
Madelaine, que tem concentrado seus trabalhos na agroecologia e mais recentemente na cafeicultura regenerativa, comemora a abertura de espaço para a apresentação de resultados em eventos como a SIC. “Os cafeicultores e a sociedade como um todo têm buscado cada vez mais essas tecnologias mais sustentáveis no seu dia a dia. Temos uma demanda crescente e bons resultados para apresentar”, avalia.
A pesquisadora também participará da Reunião do Grupo de Trabalho Brasil (GTB) da Plataforma Global do Café, que terá como foco a discussão sobre o conceito de agricultura regenerativa, tema que vai embasar o trabalho da Plataforma Brasil nos próximos anos. O evento, fechado ao público, será realizado no dia 9 de novembro, antes da abertura da SIC aos visitantes.
SIC 2023
A 11ª edição da SIC traz o tema “Origens produtoras: uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”, em referência ao atual cenário global do produto. O evento, que acontece em Belo Horizonte desde 2013, é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em parceria com o Sistema Faemg Senar, o Sebrae Minas e a Espresso&CO.
A EPAMIG marcará presença no estande institucional do Governo de Minas e do Sistema Estadual da Agricultura, junto à Emater-MG e ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em plantões técnicos para esclarecer dúvidas dos produtores e apresentar as políticas públicas para o setor.
A programação completa da SIC, que compreende palestras, workshops, degustações, cursos e competições, pode ser consultada aqui. A entrada é gratuita para produtores, empresas da área e visitantes internacionais. Pessoas físicas brasileiras devem adquirir o ingresso, que custa R$ 60 pelos três dias de evento. O credenciamento de visitantes já pode ser feito pelo site.