Interessados em aprender mais sobre Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) devem se inscrever pelo site até o dia 26 de dezembro (quinta-feira)
(Belo Horizonte – 20/12/2019) A Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio da Coordenadoria e Educação Aberta e a Distância (Cead), vai oferecer capacitação gratuita para produtores rurais, professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais.
O objetivo dos treinamentos online é capacitar os interessados para o domínio de três importantes instrumentos de políticas públicas: Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) de bacias hidrográficas. Para se cadastrar, basta entrar no site (clique aqui) e preencher o formulário.
O Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), ferramenta de gestão de propriedades rurais desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), é útil para realizar diagnósticos dos balanços sociais, econômicos e ambientais das propriedades, bem como apontar pontos críticos, pontos positivos e oportunidades de negócios.
Leia também: Informe Agropecuário aborda tecnologias para gestão de recursos hídricos
Além disso, o ISA permite gerar uma série de informações proveitosas para auxiliar gestores na identificação de vulnerabilidades socioeconômicas, fragilidades ambientais, entraves e potencialidades de atividades agrossilvipastoris. No curso, o aluno vai aprender a preencher e utilizar a planilha eletrônica para processamento de dados no ISA, além de descobrir como interpretar e aplicar os resultados finais gerados pela ferramenta.
Já o Cadastro Ambiental Rural (CAR), instrumento de registro público obrigatório para todos os imóveis rurais do país, integra informações ambientais das propriedades para compor uma base de dados nacional. No curso, serão oferecidas capacitações para a utilização do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) a fim de esclarecer quaisquer dúvidas sobre a utilização do sistema para a inscrição de imóveis no Cadastro.
Por fim, a aplicação da metodologia de Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) permite uma avaliação preliminar do potencial de adequação de uma sub-bacia hidrográfica. É o primeiro passo para efetivar o processo de adequação, que envolve a elaboração de planos, pactos, ações e a definição de indicadores para acompanhamento e avaliação.
O curso objetiva capacitar o aluno na aplicação da metodologia ZAP. O conteúdo das aulas está relacionado às três grandes etapas do zoneamento: definição de unidades da paisagem, levantamento do uso e ocupação do solo e diagnóstico da disponibilidade hídrica da sub-bacia.
Em caso de dúvida, entre em contato com a Cead pelo número (31) 3899-1011 ou pelo email cead@ufv.br.