Você está aqui:
EPAMIG ITAP participa de encontro com instituições holandesas sobre tecnologias agropecuárias

EPAMIG ITAP participa de encontro com instituições holandesas sobre tecnologias agropecuárias

Professores mineiros articulam intercâmbio com a Universidade de Wageningen, considerada a melhor do mundo em ciências agrárias

Coordenadores da EPAMIG ITAP, Tiago Duarte (esq.) e Robson Souza (dir.), com a gerente de cooperação internacional da Universidade de Wageningen, Ria Hulsman (centro). Foto: Tiago Duarte/Epamig ITAP

(Belo Horizonte – 7/2/2023) Coordenadores do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), estiveram reunidos com representantes de empresas e instituições de pesquisa e ensino dos Países Baixos, no evento ‘Conexão Minas Holanda – Encontro Internacional em Agritech’, para falarem sobre novos panoramas da agropecuária e articularem futuras parcerias de cooperação técnica e acadêmica. O encontro foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) em parceria com o Escritório de Suporte aos Negócios dos Países Baixos, vinculado à embaixada do país no Brasil, e ocorreu na última segunda-feira (30/01), na sede da FIEMG em Belo Horizonte.

“Uma pesquisa científica, hoje, não se restringe a apenas um país, ela está cada vez mais internacionalizada. Cada pesquisador pensa, a partir de sua localização geográfica, em solucionar problemas em comum com o restante do mundo. Criar vínculos e conexões com instituições estrangeiras enriquece muito o trabalho de desenvolvimento científico em Minas Gerais, e no Brasil como um todo”, ressalta o professor do curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, e coordenador de ensino da EPAMIG ITAP, Robson de Assis Souza. Ele representou o Instituto no evento ao lado do coordenador de pós-graduação, Tiago Duarte Santos Pereira.

Durante manhã e tarde, os participantes puderam realizar encontros estratégicos para rodadas de negociações. Foi nesse momento que a dupla de coordenadores da EPAMIG ITAP conversou com a gerente de cooperação internacional com América Latina e Caribe da Universidade de Wageningen, Ria Hulsman, a fim de traçarem uma futura parceria, que envolverá intercâmbio de pesquisadores e estudantes. “Nos últimos anos, a Universidade de Wageningen tem sido considerada a melhor escola de agricultura e ciências agrárias do mundo. E ela possui um curso de graduação em Agrotecnologia que é equivalente ao nosso, de Agropecuária de Precisão. Será uma parceria muito estratégica para conhecermos experiências bem sucedidas lá na Europa que possam, ou não, ser adaptadas para a nossa realidade brasileira”, acrescenta Robson.

Hulsman pediu que a equipe da EPAMIG ITAP elaborasse uma apresentação sobre os trabalhos de ensino e pesquisa realizados no Instituto mineiro, para que ela crie uma ponte com o departamento de Agrotecnologia da Universidade de Wageningen. Em seguida, a ideia é estabelecer um intercâmbio entre professores-pesquisadores das duas instituições, para uma intensa e rica troca de experiências. A última etapa da parceria será pensar dinâmicas para o envio de alunos brasileiros da graduação para estudarem por alguns meses nos Países Baixos, bem como a recepção de graduandos e pós-graduandos holandeses em Pitangui.

Coordenadores da EPAMIG ITAP com o adido de agricultura da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, Paul van de Logt. Foto: Tiago Duarte/Epamig ITAP

No período da noite, durante um coquetel oferecido pelos organizadores do evento, uma nova rodada de encontros ocorreu, e os coordenadores da EPAMIG ITAP puderam conversar com o adido de agricultura da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, Paul van de Logt. “Foi uma conversa muito agradável e frutífera com ele, que é o representante máximo da agricultura holandesa no Brasil. Ele disse que recentemente participou de alguns eventos ligados à Agropecuária de Precisão e demonstrou grande interesse em estreitar os laços com instituições como a nossa. Trocamos contatos e ele ficou de nos enviar materiais e informações a respeito dessa área nos Países Baixos, tanto para a parte de ensino quanto para o desenvolvimento de pesquisas”, comemora Robson.

Alguns pesquisadores da EPAMIG que também estiveram presentes no evento: Antônio Cláudio Ferreira da Costa, Simone Novaes Reis, Ana Cláudia Freitas e Juliana Maria de Oliveira. Foto: Tiago Duarte/Epamig ITAP

Além do adido e da representante da Universidade de Wageningen, os dois coordenadores também se reuniram com pessoas ligadas a uma empresa de biofertilizantes holandesa, a Nature’s Principles, e com demais instituições de pesquisa de Minas Gerais, como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. Também participaram do evento os pesquisadores de diferentes unidades da EPAMIG, Juliana Maria de Oliveira, Ana Cláudia Freitas, Antônio Cláudio Ferreira da Costa, Fernanda de Kássia Gomes e Simone Novaes Reis, além do diretor de operações técnicas, Trazilbo José de Paula, e do coordenador do Departamento de Pesquisa da Empresa, Marcelo Ribeiro Malta.

 

plugins premium WordPress