Você está aqui:
EPAMIG-ITAP divulga a Agropecuária de Precisão em eventos por Minas Gerais

EPAMIG-ITAP divulga a Agropecuária de Precisão em eventos por Minas Gerais

Professores do instituto participam da Expo Conecta Agro, que se encerra neste sábado (16/09) em Pará de Minas

Estande da EPAMIG-ITAP no Expo Conecta Agro, em Pará de Minas. Foto: Divulgação/Epamig-ITAP

(Pará de Minas – 16/9/2023) O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), participa da Expo Conecta Agro, em Pará de Minas (MG), com um estande, onde está sendo apresentado o curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, e também com a palestra “Internet das coisas: benefícios da tecnologia na produção agropecuária”, conduzida pelo professor do instituto, Fábio Reis, neste sábado (16/9), às 11h15.

A participação na Expo Conecta Agro ocorre graças a um convite feito pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas, realizadora do evento, que buscava um docente para ministrar uma palestra sobre a área de tecnologia aplicada ao campo. “A Secretaria também cedeu um espaço estruturado para podermos fazer a exposição do nosso curso e levarmos alguns equipamentos para atrair o público”, conta o coordenador de ensino, e professor da EPAMIG-ITAP, Robson de Assis Souza.

Segundo Robson, a equipe da EPAMIG-ITAP levou uma impressora 3D, microscópios, televisão, drone e um simulador de voo para serem apresentados ao público do evento, que também está tendo a possibilidade de interagir com os dispositivos. “Temos recebido jovens que ficam bem animados em poderem simular um voo de drone pelo controle remoto, que lembra um joystick de videogame”, comenta o coordenador de ensino. “Um dos estudantes que visitou nosso estande veio perguntar ‘Nossa, isso é uma impressora 3D? Eu sempre quis conhecer uma de perto’. E então, ele ficou um bom tempo observando a impressão de um dos nossos protótipos”, completa.

Equipe da EPAMIG-ITAP no estande, em Pará de Minas. Foto: Divulgação/Epamig-ITAP

Graduação em Agropecuária de Precisão

A EPAMIG-ITAP têm realizado um trabalho de divulgação de pesquisas, tecnologias e conhecimentos sobre a Agropecuária de Precisão em demais eventos pelo estado. “É importante que os moradores da região do Centro-Oeste mineiro saibam que Pitangui agora tem um centro de referência em tecnologia agropecuária e que vamos formar mão de obra qualificada e especializada para trabalhar com essa tecnologia no campo”, ressalta o coordenador de ensino.

No mês de agosto, alguns professores estiveram presentes no Conexão Agro Sicoob Credpit, realizado no município de Pitangui (MG), ministrando palestras e apresentando maquinário utilizado nas aulas do curso. “Foi o primeiro evento da categoria em Pitangui, voltado para o agronegócio, e, como o parque de exposições fica bem perto do instituto, conseguimos levar máquinas agrícolas maiores, como o nosso trator autônomo, que possui piloto automático”, explica Robson.

Trator com piloto automático da EPAMIG-ITAP, exposto no Conexão Agro, realizado em agosto, em Pitangui. Foto: Divulgação/Epamig-ITAP

O professor lembra que a Agropecuária de Precisão não se resume a “drones de 100 mil reais ou tratores de quase 1 milhão de reais”, e que também envolve dispositivos e sensores simples, que podem ser acessados pelo celular. “O uso desses dispositivos mais simples também pode proporcionar maior rentabilidade e produtividade, sem desperdiçar recursos, o que ainda beneficia o meio ambiente”, conclui.

A EPAMIG-ITAP abrirá o processo seletivo para novas turmas de graduação em janeiro de 2024.

plugins premium WordPress