Ciclo de palestras online comemora os 85 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes
(Belo Horizonte – 22/6/2020) Em mais uma ação de difusão de conhecimentos no ambiente online, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais -Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG)/ ILCT) realiza entre os dias 14 e 16 de julho, o Ciclo de Palestras do 33º Congresso Nacional de Laticínios com o tema “Comemoração dos 85 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes”. O evento é gratuito e vai abordar diferentes temas relacionados à cadeia de produção de derivados do leite.
Leia mais: Primeira escola de laticínios da América Latina, ILCT completa 85 anos
Serão nove palestras, dentre elas “Fermentação Propiônica em Queijos com Olhaduras” ministrada pelo técnico em laticínios, Múcio Mansur. “Vou tratar especialmente do ponto de vista tecnológico dos problemas que ocorrem em relação à textura do queijo, um dos pontos mais críticos do processo de queijos com olhos, além dos principais fatores que podem levar o aparecimento do problema. Também serão abordados assuntos relativos à qualidade do leite, presença de bactérias anaeróbias e todas as influências físico-químicas que possam existir. O assunto será de extrema importância para os queijeiros brasileiros deste segmento”, ressalta Múcio.
Os interessados em participar do evento devem acessar o site, já disponível, e fazer a inscrição. O evento contará com a emissão de certificado, portanto o participante deverá assinar virtualmente a lista de presença todos os dias, uma única vez já será suficiente. As palestras estarão disponíveis no dia e horário programados, podendo ser acessadas até meio-dia do dia seguinte. As dúvidas relacionadas aos temas podem ser enviadas por e-mail para os palestrantes, os endereços serão informados futuramente.
Para pesquisadora da EPAMIG e integrante da coordenação do evento, Renata Golin, a 33º edição do Congresso já superou as expectativas mesmo antes de acontecer. “Imaginávamos que teria uma grande procura, porém o número de inscritos está nos surpreendendo a cada dia. No formato presencial, recebíamos cerca de 240 pessoas em nosso auditório, já nesta edição, batemos mais de 1.500 inscritos no primeiro dia”, comenta.
Ações virtuais de difusão de conhecimento
Desde o início do período de isolamento social, os pesquisadores e professores da EPAMIG ILCT se uniram para disponibilizar conteúdos gratuitos do setor laticinista em uma plataforma digital. A página reúne cartilhas técnicas, artigos científicos, vídeos gravados anteriormente pelos pesquisadores e links de conteúdos selecionados. Além disso, receitas para a produção de queijos também estão disponíveis.
Na última sexta-feira (19), foi realizado um bate-papo tecnológico com o especialista Mário Passos da empresa Bela Vista (BV), no qual foram abordados aspectos tecnológicos que envolvem desde a produção até o processamento de derivados lácteos com foco em fabricação de queijos. Os eventos são divulgados pelo site epamigilct.online, instagram @candidotostesoficial e canais oficiais da EPAMIG.
A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).