Você está aqui:
EPAMIG é homenageada em programação do 25º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

EPAMIG é homenageada em programação do 25º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Momento é parte da agenda de lançamento do primeiro Hub de gastronomia e turismo de Minas em Tiradentes, promovido pelo Senac

(Tiradentes, 19.08.2022) A EPAMIG recebe homenagem pela adaptação e difusão da técnica Dupla Poda da Videira e seu papel fundamental na nova produção de vinhos finos e nobres de inverno durante programação do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes deste ano. A homenagem ocorre na noite de sexta-feira (19), durante a inauguração do hub.S do Senac em Minas.

Entre os temas enfocados na edição de 2022, está a produção de vinhos, que remonta como tradicional em Minas Gerais. Em resgates históricos, celebrando os 200 anos da Independência do Brasil e 2022 como o Ano da Mineiridade, o Senac em Minas colocou em evidência a produção de vinhos do Caraça que, 100 anos atrás (1922), foi condecorado com Selo de Excelência, pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores do Brasil, pela produção de vinhos brancos. Recentemente, a tecnologia da Dupla Poda da Videira, adaptada e difundida pela EPAMIG, tem possibilitado a produção de vinhos finos na região cafeeira do Sudeste brasileiro e em áreas do Cerrado brasileiro e da Chapada Diamantina. Os vinhos obtidos pela técnica chegaram ao mercado no início dos anos 2010 e logo conquistaram espaço, atestando qualidade e diferenciação.

Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil (1822 – 2022), ao Ano da Mineiridade (2022), e marcando os 100 anos do Selo de Excelência, o Programa Primórdios da Cozinha Mineira, uma parceria do Senac em Minas e o Santuário do Caraça, vai estender a honraria recebida há um século à EPAMIG, pelo avanço proporcionado à vitivinicultura mineira e nacional.  A homenagem será extensiva, ainda, aos produtores integrantes da Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno – ANPROVIN, que utilizam a Dupla Poda da Videira e têm contribuído para elevar os patamares da vitivinicultura no que se refere à qualidade e à representatividade dos vinhos finos com consequente fortalecimento da gastronomia mineira e nacional.

Nova safra

O momento marca também o lançamento da safra 2021 dos vinhos EPAMIG, com novo rótulo e nova classificação. Com boa maturação e potencial de guarda, o Syrah EPAMIG 2021 chega como um vinho nobre e não somente um vinho fino. A Empresa terá quantidade limitada de garrafas à venda na loja do espaço compartilhado do hub.S em Tiradentes, no sábado (20), durante o festival. De acordo com o enólogo da EPAMIG, Lucas Amaral, a safra de 2021 foi beneficiada por situações bastante propícias nas condições climáticas. “Com isso conseguimos identificar que era possível elaborar vinhos Syrah da categoria Gran Reserva, linha inédita de produtos. A decisão foi tomada após nossa equipe do Campo Experimental de Caldas, no Sul do estado, constatar que a safra de uvas colhidas em agosto de 2021 possuía características e qualidades superiores para originar vinhos mais elaborado”, explica.

No domingo, ele participa ainda do Workshop Vinhos Mineiros, dos “Primórdios” da Vitivinicultura em Minas Gerais aos vinhos mineiros contemporâneos, no hub.S no Largo das Forras.

Dupla poda da videira

A adoção da técnica da dupla poda da videira fez com que o Sudeste brasileiro conquistasse espaço na produção nacional de vinhos finos. O método, adaptado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), consiste na inversão do ciclo da videira pela realização de duas podas anuais, o que possibilita que o período de maturação e de colheita das uvas aconteça no inverno, período com menor incidência de chuvas e elevada amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite).

“Os vinhos de inverno produzidos aqui no Sudeste têm padrão de qualidade reconhecido em concursos nacionais e internacionais. Essa qualidade chamou a atenção do setor produtivo que vem investindo na formação de novos vinhedos e na construção de vinícolas. Hoje, já encontramos vinhedos em oito das 12 mesorregiões de Minas, além de áreas produtoras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, na região Centro-Oeste do Brasil e na Chapada Diamantina”, conta a pesquisadora coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da EPAMIG, Renata Vieira da Mota.

A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

plugins premium WordPress