Você está aqui:
EPAMIG e Cedagro realizam 6º Congresso Brasileiro de Heveicultura

EPAMIG e Cedagro realizam 6º Congresso Brasileiro de Heveicultura

(Belo Horizonte – 2/9/2019) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) realizam entre os dias 22 e 24 de outubro, em Belo Horizonte, o 6º Congresso Brasileiro de Heveicultura. O evento ocorre na sede da Emater-MG e reúne produtores e empresários do ramo da seringueira no Brasil. As inscrições são limitadas e os valores são variados para profissionais, pós-graduandos e estudantes de graduação. Para mais informações sobre as inscrições, programação e normas para submissão de trabalhos, clique aqui.

O Congresso Brasileiro de Heveicultura (CBH) é um dos mais importantes fóruns brasileiros de inovação tecnológica da área. O objetivo do evento é discutir alternativas capazes de driblar os problemas de desenvolvimento da cadeia econômica da seringa no Brasil. Além de mostrar os avanços do setor, o evento é uma boa oportunidade para se conhecer as demandas do mercado, além de novas oportunidades de negócio.

A programação é diversificada durante os três dias de evento. Já no primeiro dia, o público entra em contato com o cenário atual e as tendências da produção e do mercado da borracha. No segundo dia, palestras com temas atuais acerca da produção de seringueira no Brasil e no mundo serão os destaques, além da apresentação de trabalhos de pesquisa na forma de pôsteres. Para encerrar a 6ª edição do CBH, o terceiro dia de evento traz palestras sobre diferentes aspectos de gestão da produção de borracha.

No Brasil, o estado de São Paulo é hoje o maior produtor de borracha natural, responsável por 58% da produção. De forma geral, o Brasil, centro de origem e da diversidade genética da seringueira, responde por apenas 1,4% da produção mundial do produto, o que equivale a 192 mil toneladas por ano. Em um mercado que cresce em média 2,3% ao ano, e que tende a alcançar um consumo de 505 mil toneladas em 2024, a demanda futura por borracha natural será o foco do 6º CBH.

Em Minas Gerais, a produção de borracha natural está mais concentrada no Triângulo Mineiro e na Zona da Mata. De acordo com o presidente do 6º CBH, Antônio de Pádua, mesmo com o fato de Belo Horizonte estar um pouco distante das principais zonas plantadoras de seringueiras do estado, as expectativas de atração de produtores e empresários para a edição desse ano são boas.

“Trata-se de um evento que integra os agentes da cadeia produtiva da borracha, representados pelos segmentos de insumos, produção, logística, indústria, comercialização, exportação e pelas instituições de crédito, pesquisa, extensão, ensino e fomento. Em linhas gerais, o 6º CBH é uma excelente oportunidade de atualização profissional”, afirma Antônio que também é pesquisador da cultura da seringueira na EPAMIG Sudeste.

Confira abaixo o cartaz do evento com os principais temas que serão abordados. Outras informações estão disponíveis no site www.congressodeborracha.com.br

plugins premium WordPress