Sistema agropecuário de Minas Gerais mostra sua excelência ao classificar suas empresas entre as melhores no ranking da Revista Exame
(Belo Horizonte – 19/9/2023) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) figura pela primeira vez no ranking Melhores e Maiores, elaborado pela Revista Exame. No segmento agronegócio, a Empresa aparece como a segunda melhor do Estado e ocupa 24ª posição nacional.
Em 50ª edição, o Melhores e Maiores avaliou empresas de capital aberto ou com dados públicos, como demonstrações contábeis no Diário Oficial dos estados e balanços divulgados em fontes fidedignas, com base em três critérios: resultados contábeis e financeiros, crescimento e 21 questões relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG – Environmental, Social and Governance). A metodologia e a avaliação das empresas foram realizadas pelo Ibmec, com participação de um comitê executivo da revista.
A diretora-presidente da EPAMIG, Nilda Ferreira Soares, ressalta que a inclusão da Empresa na lista de Melhores e Maiores é um reconhecimento aos trabalho dos seus colaboradores e aos constantes esforços para a melhoria da gestão financeira e administrativa em prol da pesquisa. “A EPAMIG caminha para os 50 anos em aprimoramento constante, com importantes resultados na pesquisa, no ensino e na gestão. Ver a Empresa posicionada como uma das melhores do agronegócio em Minas Gerais e no Brasil é motivo de orgulho para todos nós dirigentes, colaboradores e apoiadores”.
Para o diretor de Administração e Finanças da EPAMIG, Leonardo Kalil, a adoção de ferramentas de Gestão à Vista e o Sistema de Gestão Integrada (SGI), implantado no ano de 2020 foi um grande salto no planejamento da Empresa, o que tem possibilitado um acompanhamento mais preciso do desempenho contábil e financeiro e contribuído para tomada de decisões mais assertivas. “Entre 2019 e 2022, a EPAMIG teve resultados financeiros positivos. Temos cumprido as metas do SGI e do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Ainda há muito a evoluir, especialmente, no que se refere ao custeio, mas os resultados já são visíveis.
O diretor de Operações Técnicas da EPAMIG, Trazilbo de Paula, aponta os avanços na área da pesquisa, atividade fim da Empresa e destaca ações que contribuem para o melhor aproveitamento dos espaços agrícolas e preservação de recursos naturais. “Podemos citar vários novos projetos em execução, como o desenvolvimento e a validação de cultivares melhoradas de café e grãos e a geração de tecnologias que visam à sustentabilidade da produção agrícola, tendo como o exemplo os sistemas agrovoltaicos, que aliam a geração de energia fotovoltaica às atividades agrícolas na mesma área”.
O ranking Melhores e Maiores foi divulgado no último dia 14 de setembro e pode ser consultado pelo site da publicação.